Seguidores

domingo, 17 de julho de 2011

Projeto Alegria de Viver

Iniciado em novembro de 2010, pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Grupo da 3ª Idade Alegria de Viver, tem como objetivo o convívio comunitário, fortalecimento de vínculos, proporcionando momentos informativos e agradáveis.
O Grupo reúne-se toda terça -feira, ás 13,30h, na sede do CRAS, na Rua Purificação Marques Arantes, nº 123.Nestes encontros, discutem-se o Estatuto do Idoso, trocam-se ideias,acontecem oficinas de memória com relatos de vida pessoal.São dadas oportunidades de oficinas de artesanato, palestras diversas e excursões ocasionais.No dia 12 de julho, encerrando o semestre, aconteceu o Arraiá Alegria de Viver, no Espaço Caymmi, num momento de distração e diversão com café, almoço no Restaurante Marconatos e à tarde, Forró, com música ao vivo.
Houve também uma palestra a cargo da Assistente Social do INSS, sra. Adelaide  A P. de Souza,com o tema: Informações Previdenciárias.
A Coordenação do Grupo fica a cargo da equipe:
Assistente Social: Júnia Almeida, Psicóloga:Gerséia Matos M. de Oliveira com o apoio da Secretária de Promoção Social : Hérica M.Virgílio Garcia.
A seguir, algumas fotos tiradas neste dia :













terça-feira, 12 de julho de 2011

Outras imagens da Matriz de S.Pedro

 Uma foto mais antiga, mostra a Igreja em imagem sem cor.
                                            A Igreja, pintada de branco.
                                           A Igreja, vista de longe.

                                         Pintada de verde...
                                         Vista de vários lugares.



domingo, 10 de julho de 2011

Festa julina

Aconteceu no sábado, dia 02 de julho, no Sítio Castelinho aqui em Pequeri, uma bonita festa julina, com fogueira, pau de sebo, comes e bebes, quadrilha, muitos fogos e muito mais. A festa esteve ótima!
Algumas fotos tiradas neste dia:






O "casamento" esteve muito divertido!
Isto sem contar a quadrilha, os enfeites , o touro mecânico, os trajes típicos, a música ao vivo.e a alegria que reinava!
Parabéns aos organizadores da festa!

Fotos por :Gilda M.C.Garcia

sábado, 2 de julho de 2011

Algumas fotos da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo

 Estas são algumas fotos de nossa Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, pintada recentemente.





Fotos por :Gilda M.C.Garcia

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa de São Pedro

Este é o cartaz da Festa de São Pedro Apóstolo:

Dia 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro de nossa cidade.
Nosso Pároco é o Padre Luciano Atanásio.
Todos os anos, a Igreja comemora com festas esta data.
Este ano, temos quatro dias dedicados à festa.
A programação consta de Missas na Igreja matriz às 19 horas, presididas com padres convidados, funcionamentos de barraquinhas, sorteio de prêmios e shows musicais.
No domingo haverá um tradicional almoço festivo. As 14 h, leilão de animais, ofertados pelos fiéis devotos..Às 18 h, procissão,com imagens de São Pedro, São Sebastião e Sagrado Coração de Jesus.
Após a Missa, a Banda Fazendo Esperança dos Jovens da Fazenda da Esperança, farão um show de evangelização e testemunhos.
Todos estão convidados!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Algumas fotos da Festa do Cavalo

A segunda Festa do Cavalo aconteceu em Pequeri do dia 22 ao dia 26 de junho, no Parque de Exposições.
A festa esteve bem animada e atraiu visitantes da região.
Além do gado leiteiro,houve Concurso de Marcha e outras provas com os cavalos. 
Tivemos oprtunidade de ver o artesanato local , parque de diversões para as crianças, muitas barracas de comestíveis, e shows variados todas as noites.
Parabéns aos organizadores do evento, ao pessoal da APRUPE (Associação de produtores Rurais de Pequeri) e apoio da Prefeitura Municipal de Pequeri.









quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Fundação de Pequeri

São Pedro do Pequeri nasceu e cresceu sob os influxos da Estrada de Ferro Leopoldina . As terras para a constituição do patrimônio foram doadas pelo Capitão Marcelino Dias Tostes e por Manoel Gervásio da Silva, por escritura de 10 de setembro de 1887.
(Conforme consta no livro : Sertões de Leste- de Miguel Falabella de Castro).
É possível que tenha sido num 29 de junho, data consagrada a São Pedro, que os fazendeiros Manoel Gervázio  da Silva Fialho e Marcelino Dias Tostes, donos das fazendas de São Pedro e do Pequeri, respectivamente, tenham manifestado desejo de fundarem um povoado que tomou o nome de suas propriedades, elegendo, assim, o santo padroeiro.
É bem possível que durante a construção da estação a vontade de criar um  povoado tenha se manifestado entre os dois fazendeiros compadres, justamente na divisa entre as duas propriedades.
E, para consagrar o povoado ao cristianismo, ergueram um cruzeiro enquanto a construção de uma igreja era projetada por um arquiteto português Manoel Rodrigues, cuja obra durou cerca de 8 anos.
Um dos fatores que deve ter estimulado  a fundação do povoado foi a existência, nas proximidades, de um acampamento de trabalhadores da empreiteira construtora de estrada de ferro.Quando o trem chegou pela primeira vez a Pequeri, em 07 de julho de 1879, a estação ganhou o nome de São Pedro do Pequeri. Mais de 20 casas já circundavam a primitiva  estação.
Os dois fazendeiros, senhores absolutos da terras, doaram o quinhão necessário para o patrimônio da igreja consagrada a São Pedro Apóstolo.A escritura foi lavrada , em 1888, por ocasião da inauguração do templo.
Centralizando o embarque da café de Sarandira e Mar de Espanha, o povoado progrediu rapidamente.
Fonte :Jornal Tribuna de Minas, 1990, e livro Sertões do Rio Cágado
                                                     Imigração italiana :
Segundo o professor e jornalista Júlio César Vanni – diretor da Revista Comunittà Italiana –, o município de Pequeri abrigou pelo menos 630 famílias italianas desde o início de sua história, que se destacaram em diversas atividades como a agricultura, a construção civil, o comércio e a indústria, deixando na cidade um grandioso número de descendentes.  
O mais relevante, no entanto, foi a contribuição destes italianos a partir daí, não somente para a economia local, mas em toda a região. Julio Equi, Luigi Carrara e Ângelo Equi eram provenientes de Fornaci di Barga, na província de Lucca. Chegaram ao Brasil em 1876, atraídos pelas novas oportunidades em um país promissor, que então contava com uma imperatriz de origem napolitana, Maria Tereza Cristina, casada com o imperador D. Pedro II. O caminho do progresso brasileiro estava sendo traçado pela construção de ferrovias. Sabendo disso e antecipando a realidade que despontava na Zona da Mata de Minas Gerais, conseguiram autorização para mascatear nas localidades da região. Em pouco tempo já tinham estabelecido contatos importantes junto às famílias mais tradicionais.
Do primeiro armazém, rapidamente ampliaram os negócios para fábrica de licores finos, plantio de café, padaria, cervejaria e até a instalação de uma casa bancária. Criaram a primeira banda de música do povoado, formada exclusivamente por italianos, ajudaram na construção da primeira igreja, financiaram a primeira gráfica, etc. Também não demorou muito para que o sonho do império econômico atraísse outras centenas de italianos.
Uma vez estabelecidos na região, os italianos rapidamente disseminaram seus hábitos e práticas na música, comida típica, bebidas e cultura em geral. No início do século 20, eles já estavam espalhados em outras localidades da região e do estado de Minas Gerais. Júlio Equi retornou para a Itália, mas deixou em Pequeri, mais do que uma estrutura industrial e comercial à italiana, uma tradição como herança, que agora – para o bem dos fatos e da comunidade – precisa ser recuperada.  
Fonte : www.pequeri.mg.gov.br/index
                                                               Transferências
Nos primórdios de sua organização urbana, o arraial passou à categoria de povoado e, em 1890 foi elevado à categoria de Distrito, pertencente a Juiz de Fora, com a denominação de São Pedro em 15 de maio de 1890. Ainda pertencendo a Juiz de Fora, toma o nome de São Pedro do Pequeri em 11 de agosto de 1890. Cinco meses depois, com o mesmo nome, o distrito passou a pertencer a Mar de Espanha, em 31 de janeiro de 1891.
Em 7 de setembro de1923 teve a sua denominação reduzida para Pequeri e anexada ao município de Bicas.
Em 1945 passou a denominar Vila Pequeri.
A Lei Estadual nº 1039, de 12 de dezembro de 1953 transformou Pequeri em cidade.
                                           Manoel Gervásio e Marcelino Dias Tostes, os fundadores
Fonte: www.férias.tur.br/informacoes/pequeri.mg


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...