Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lembranças de minha infância em Pequeri


Hoje quero recordar um pouco da minha infância.
Lembro-me de quando fui pra escola, já sabendo escrever meu nome, e naquela época não existia  a pré-escola, meu pai me ensinou em casa alguma coisa . Na escola logo aprendíamos a ler, minha primeira professora foi Lia Michelli, ela conta que em maio já estávamos lendo. Ainda tenho guardados meu primeiro caderno e minha cartilha onde aprendi a ler. Meu pai às vezes no aniversário dava-me um livro de história de presente.Sempre fui muito participativa, adorava recitar nos teatros, e meu pai  atuava como ator.Meu pai era também músico e tocava nos bailes de carnaval, eu decorava as músicas e cantava bastante.Quando eu era criança ainda não tinha Clube, os bailes de Carnaval eram num salão que existia no chamado” Largo”, hoje  Rua Manoel Gervásio .Por ali também funcionava o primeiro cinema, meu pai trabalhou passando  os filmes . Gostava de brincar de boneca e também de farowest  com meu irmão no quintal, de jogar maré, de pique , queimada, de roda, e alguns joguinhos.As casas tinham quintais com frutas, e eu me deliciava chupando muita manga na época delas, e nas jabuticabeiras no quintal do vizinhos, e haviam também os pés de ameixa, as laranjas de abril e serra dágua, os abacates que ganhávamos.Eu morava numa casa bem antiga, que hoje já não existe, mas dela consegui uma foto.Perto da casa havia uma pracinha, um parquinho para crianças e quadra de vôlei. Sempre gostei de jogar vôlei, mas não consegui ganhar a bola de vôlei que pedi ao Papai Noel.Meu pai comprou uma bicicleta que era pra mim e meu irmão, aprendi a andar nela. Naquele tempo ainda não existia televisão, só o rádio, telefone só um na praça, mas o correio trazia sempre muitas cartas. Carros eram muito poucos, e o trem era o transporte mais comum por aqui, com vários horários, havia o Expresso, o Misto e o Noturno.  Ah, quem tinha uma geladeira (eram poucas pessoas) logo fazia picolé-(simples forminhas da geladeira)- para vender.O fogão era à lenha, as panelas muito encarvoadas dando um trabalhão para serem lavadas. Também não tínhamos banheiros tão confortáveis como agora. Minha mãe era costureira, fazia todas as minhas roupas, alguns vestidos eram lindos, o da primeira comunhão todo bordado por minha tia.Nas coroações à Nossa Senhora durante o mês de maio eu sempre cantava muito, nas festas de São Pedro Padroeiro foi feito até um hino especial pra eu cantar, tudo muito decorado e ensaiado pela professora Geni Michelli, com acompanhamento de violinos, que chique! Fotos naquele tempo eram raras, mas tenho algumas .Tive uma infância muito feliz aqui em Pequeri, sempre alegre,  estudiosa e obediente aos meus pais.


 

sábado, 27 de agosto de 2011

A Viação Sertaneja

Aqui em Pequeri temos a linha de ônibus  Sertaneja que liga Pequeri à Juiz de Fora, Santana do Deserto e Petrópolis.
Horários de ônibus, partindo de Pequeri  para Juiz de Fora, (Via Bicas) de segunda à sábado:
07:20 h
11:45 h
16:30 h
às 6:30 passando em Pequeri, vindo de Santana do Deserto,também para Juiz de Fora.
Juiz de Fora a Pequeri:
9:00 h
13:15 h
16:30 h
18:30 h
Domingos e feriados para Juiz de Fora:
7:00 e 18:00
Juiz de Fora para Pequeri :
9:00 e 20:00h
Passando em Pequeri, vindo de Mar de Espanha, para Petrópolis:
7:00 h
De Petrópolis para Mar de Espanha (passando por Pequeri):
14 h,
Nas sextas -feiras,também partindo de Petrópolis,às 19 h.
O ponto de ônibus fica na Praça Antero Dutra, nº 15,onde são vendidas as passagens em Pequeri.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um texto sobre Minas Gerais

"Minas,
tantas há por aqui, subterrâneas ou à flor da pele,
que bem achado foi apelidá-las Gerais.
Minas Gerais, quase meio triste em seu muito silêncio,
veza de melancolia, macambuzeira, mofina,
quase alegre de ipês no seu agosto amarelo.
Tão contida chora o alegre, tão contida canta o triste,
dança como alforriada, o sapateado é sério,
pedindo sempre licença, tirando sempre o chapéu,
cheios de curva os casos, os entre parêntesis finórios
contam pecados barrocos e santidades extáticas
se rindo pra dentro, mais esperta do que sobrou
do resto do mundo.
Que boa fatalidade ser herdeiro de Minas,
ter por riqueza seus bois, poeira, cerrados,
oratórios, rezas, violas prazerosamente tristes,
seu luto aliviado de quaresmeiras,
tudo o que é lamentoso e bonito
e gasta tempo pra se fazer, doces, namoros, olhares,
promessa de festa no corpo e eternidade na alma,
montanhas, luares, amanheceres sobre picos
com muita e densa neblina, frios.
Estou inventando Minas?
Certamente, mas tudo é mesmo inventado.
E isto é Minas também."


                                                            Texto de Adélia Prado


PEQUERI é uma cidade do Estado de Minas Gerais.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mapa de Pequeri

Este mapa mostra a cidade de Pequeri e nomes de cidades vizinhas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ipês florindo em Pequeri



Este lindo ipê roxo está logo na entrada de Pequeri , e chama a atenção pela sua beleza. As flores caídas no chão formam um tapete e enfeitam a paisagem.




Temos também florindo muitos ipês amarelos. Podemos vê-los nas ruas da cidade, nas estradas, estão realmente lindos!







O tempo é feio e seco, a poeira paira no ar, mas o ipê amarelo, é lindo de se olhar!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...