Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Festa Carnevalle 2011

Carnevalle de Pequeri começa agitado e promete mais
O Carnevalle já começou com muita festa e animação nesta sexta-feira (09) com o Desfile da Independência, que contou com a presença dos alunos das escolas Antero Dutra e Waldomiro de Magalhães Pinto, além do grupo da terceira idade. O desfile foi uma homenagem a todos os governos que passaram no Brasil, desde o descobrimento, sobretudo aos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Além disso, o primeiro dia de festa foi marcado pelo show da banda Brasitália, durante a tarde que surpreendeu o público presente. “A banda surpreendeu a todos. Cantou músicas italianas antigas e atuais, das tarantelas a Laura Pausini. A banda é muito boa, a rua ficou bem animada e o público gostou muito”, destaca o prefeito Raul Salles.
Mas a programação de hoje não acabou. Ainda tem Baile da Saudade com a banda Epocler, show sertanejo, show com a Banda Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros e Baile de Máscaras, com premiação para a melhor fantasia e show com a Banda Realce e Sandra Portela.
A animação continua no sábado com a chegada de muitos turistas e uma programação durante o dia todo. Às 11h, tem apresentação da Corporação Musical São Pio X de Andrelândia. Às 12h30 é a vez do Grupo Tarantolato de Juiz de Fora se apresentar no palco da festa. Às 13h30 acontece show italiano com Paola Giannini e banda. Às 14h é a cerimônia oficial com a entrega da comenda Senador Antero Dutra de Moraes para o ex-sindicalista e ex-deputado Clodesmidt Riani e para o jornalista Cesar Romero.
Uma das atrações mais esperadas do dia é o desfile das famílias, que acontece às 16h, reunindo famílias italianas e de outros países. Na hora do desfile haverá show com a Banda Ases da Folia, de Rio Pomba, Bonecos Caricatos (Caravana de Palhaços), Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval de Juiz de Fora, Rainhas e princesas do Carnevale e grupo de teatro Reciclarte.
Às 17h, tem show com a Orquestra Além Paraíba. A partir das 20h, show sertanejo, às 23h, show com a Banda WM50 e às 02h, show com a Banda Bazuka.
O Carnevale será encerrado no domingo com a Rua de Lazer do SESC/MG para a criançada a partir das 8h e show com o Grupo Boiadeiros a partir das 15h. Não fique de fora dessa! Venha para a melhor festa da região!


  Fonte : Recebi por e-mail de ETC Comunicações - Juiz de Fora MG
 


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fotos de antigos desfiles da Independência em Pequeri

 O  Sargento Genésio Fialho ensaiou, durante muitos anos, os alunos para o desfile da Independência.
  Um grupo de alunos da Escola Comercial Municipal (2º Grau)
                 Um grupo de alunos do Grupo Escolar "Antero Dutra"
               ( Fotos de 1971)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Exaltação a Pequeri

Ai, ai, ai,
Como é belo tudo aqui!
Minha terra, minha gente,
Meu rincão, meu Pequeri!

Tem caboclinhas faceiras
desfilando pelas ruas,
tem casias de namorados,
namorando à luz da lua.

Tem campinas verdejantes,
terras de riquezas mil;
Produz muito minério,
Prá grandeza do Brasil!

Povo bom, povo querido,
povo de muito valor,
já nasceu abençoado,
por Jesus, Nosso Senhor.

          Antônio Monteiro de Oliveira- Músico e Poeta pequeriense

                                                   

domingo, 4 de setembro de 2011

Homenagem aos imigrantes italianos

Ao lado da antiga estação ferroviária,encontramos algumas placas homenageando os imigrantes italianos, pioneiros desta cidade, conforme vemos nestas fotos:




"Estes pioneiros eram da localidade de Fornaci di Barga,Província de Lucca.Desta província partiram mais de 30 famílias para Pequeri estimuladas por Julio Equi que, com seu irmão Fernando Equi, montou uma cervejaria, fábrica de bebidas finas, casa bancária, máquinas de beneficiar café e cereais e implantou uma empresa de importação e exportação, objetivando criar na região um império econômico. Além disso, os Equi mantinham certo controle sobre os imigrantes italianos na região, ajudavam e estimulavam a criação de Associações de Beneficência e Cultura, , o que aconteceu em Pequeri e Mar de Espanha.
Acreditamos que nos sertões do rio Cágado, até meados de 1930, tenham se fixado cerca de três mil imigrantes, dos quais 80% eram italianos. Só em Pequeri, no tempo que era distrito de Mar de Espanha, foram levantados, no cartório local, mais de 620 famílias italianas ali residentes, 20 portuguesas, 6 espanholas, 8 sírio-libanesas e 4 alemãs.Entre 1890 e 1923, Pequeri era distrito de Mar de Espanha. Sua jurisdição territorial abrangia toda a margem direita do rio Cágado. Ao ser anexado ao município de Bicas, em 1923, Pequeri perdeu boa parte do seu território.Hoje, cerca de 80 cognomes de famílias ainda existem no município e periferia. Com a decadência dos cafezais na década de 1920, aconteceu o êxodo rural e  a maioria dos imigrantes tomou o rumo das grandes cidades, buscando melhores perspectivas de trabalho."
 Texto do livro : Sertões do Rio Cágado- de Julio Vanni



 Aqui, a rua Manoel Gervásio enfeitada, já em clima de festa para esta semana!
Aqui, a propaganda da festa, na praça Prefeito Geraldo Fulco.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Balneário Pequeri

O Balneário Pequeri, também chamado "Cachoeirinha" fica bem pertinho do centro da cidade, dá pra ir a pé,é bastante frequentado no verão, para refrescar do calor, jogar bola, ficar no barzinho...ou simplesmente ir lá, para apreciar a natureza mais de perto, ouvir a voz do vento e da água que jorra, admirar as árvores, caminhar sobre as pedras.Eis algumas fotos que andei tirando por lá:







quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lembranças de minha infância em Pequeri


Hoje quero recordar um pouco da minha infância.
Lembro-me de quando fui pra escola, já sabendo escrever meu nome, e naquela época não existia  a pré-escola, meu pai me ensinou em casa alguma coisa . Na escola logo aprendíamos a ler, minha primeira professora foi Lia Michelli, ela conta que em maio já estávamos lendo. Ainda tenho guardados meu primeiro caderno e minha cartilha onde aprendi a ler. Meu pai às vezes no aniversário dava-me um livro de história de presente.Sempre fui muito participativa, adorava recitar nos teatros, e meu pai  atuava como ator.Meu pai era também músico e tocava nos bailes de carnaval, eu decorava as músicas e cantava bastante.Quando eu era criança ainda não tinha Clube, os bailes de Carnaval eram num salão que existia no chamado” Largo”, hoje  Rua Manoel Gervásio .Por ali também funcionava o primeiro cinema, meu pai trabalhou passando  os filmes . Gostava de brincar de boneca e também de farowest  com meu irmão no quintal, de jogar maré, de pique , queimada, de roda, e alguns joguinhos.As casas tinham quintais com frutas, e eu me deliciava chupando muita manga na época delas, e nas jabuticabeiras no quintal do vizinhos, e haviam também os pés de ameixa, as laranjas de abril e serra dágua, os abacates que ganhávamos.Eu morava numa casa bem antiga, que hoje já não existe, mas dela consegui uma foto.Perto da casa havia uma pracinha, um parquinho para crianças e quadra de vôlei. Sempre gostei de jogar vôlei, mas não consegui ganhar a bola de vôlei que pedi ao Papai Noel.Meu pai comprou uma bicicleta que era pra mim e meu irmão, aprendi a andar nela. Naquele tempo ainda não existia televisão, só o rádio, telefone só um na praça, mas o correio trazia sempre muitas cartas. Carros eram muito poucos, e o trem era o transporte mais comum por aqui, com vários horários, havia o Expresso, o Misto e o Noturno.  Ah, quem tinha uma geladeira (eram poucas pessoas) logo fazia picolé-(simples forminhas da geladeira)- para vender.O fogão era à lenha, as panelas muito encarvoadas dando um trabalhão para serem lavadas. Também não tínhamos banheiros tão confortáveis como agora. Minha mãe era costureira, fazia todas as minhas roupas, alguns vestidos eram lindos, o da primeira comunhão todo bordado por minha tia.Nas coroações à Nossa Senhora durante o mês de maio eu sempre cantava muito, nas festas de São Pedro Padroeiro foi feito até um hino especial pra eu cantar, tudo muito decorado e ensaiado pela professora Geni Michelli, com acompanhamento de violinos, que chique! Fotos naquele tempo eram raras, mas tenho algumas .Tive uma infância muito feliz aqui em Pequeri, sempre alegre,  estudiosa e obediente aos meus pais.


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...