Seguidores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O desfile da Independência

Este ano em Pequeri, o desfile da Independência aconteceu no dia 09, sexta-feira, dando início à programação da festa Carnevale.Foi um desfile muito bonito, bem organizado, com alunos das escolas com suas representações ou uniformizados, ao som da banda da Escola Municipal Waldomiro de Magalhães Pinto, comandada pelo maestro João Bosco. Parabéns à Secretária de Educação Rozália Mª Marconato Lima, que juntamente com diretores e professores, souberam mostrar à todos um belo desfile das escolas.Parabéns aos alunos que desfilaram e também ao Grupo Feliz Idade pela participação no desfile.Algumas fotos ilustram alguns momentos do desfile:















domingo, 11 de setembro de 2011

Algumas fotos da Festa Carnevale 2011

Pequeri esteve em clima de festa durante estes três dias. A cidade transformou-se com as ruas e casas enfeitadas com bandeiras, pierrôs, bonecos e flores nas paredes dos estabelecimentos comerciais,dando mais vida e colorido à cidade. Muitos visitantes aqui estiveram  conhecendo Pequeri.
A festa foi tudo de bom, por sorte o tempo colaborou e esta data será lembrada por muitos. Algumas fotos mostrando a cidade e casas enfeitadas:











                               Venha conhecer Pequeri!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Festa Carnevalle 2011

Carnevalle de Pequeri começa agitado e promete mais
O Carnevalle já começou com muita festa e animação nesta sexta-feira (09) com o Desfile da Independência, que contou com a presença dos alunos das escolas Antero Dutra e Waldomiro de Magalhães Pinto, além do grupo da terceira idade. O desfile foi uma homenagem a todos os governos que passaram no Brasil, desde o descobrimento, sobretudo aos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Além disso, o primeiro dia de festa foi marcado pelo show da banda Brasitália, durante a tarde que surpreendeu o público presente. “A banda surpreendeu a todos. Cantou músicas italianas antigas e atuais, das tarantelas a Laura Pausini. A banda é muito boa, a rua ficou bem animada e o público gostou muito”, destaca o prefeito Raul Salles.
Mas a programação de hoje não acabou. Ainda tem Baile da Saudade com a banda Epocler, show sertanejo, show com a Banda Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros e Baile de Máscaras, com premiação para a melhor fantasia e show com a Banda Realce e Sandra Portela.
A animação continua no sábado com a chegada de muitos turistas e uma programação durante o dia todo. Às 11h, tem apresentação da Corporação Musical São Pio X de Andrelândia. Às 12h30 é a vez do Grupo Tarantolato de Juiz de Fora se apresentar no palco da festa. Às 13h30 acontece show italiano com Paola Giannini e banda. Às 14h é a cerimônia oficial com a entrega da comenda Senador Antero Dutra de Moraes para o ex-sindicalista e ex-deputado Clodesmidt Riani e para o jornalista Cesar Romero.
Uma das atrações mais esperadas do dia é o desfile das famílias, que acontece às 16h, reunindo famílias italianas e de outros países. Na hora do desfile haverá show com a Banda Ases da Folia, de Rio Pomba, Bonecos Caricatos (Caravana de Palhaços), Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval de Juiz de Fora, Rainhas e princesas do Carnevale e grupo de teatro Reciclarte.
Às 17h, tem show com a Orquestra Além Paraíba. A partir das 20h, show sertanejo, às 23h, show com a Banda WM50 e às 02h, show com a Banda Bazuka.
O Carnevale será encerrado no domingo com a Rua de Lazer do SESC/MG para a criançada a partir das 8h e show com o Grupo Boiadeiros a partir das 15h. Não fique de fora dessa! Venha para a melhor festa da região!


  Fonte : Recebi por e-mail de ETC Comunicações - Juiz de Fora MG
 


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fotos de antigos desfiles da Independência em Pequeri

 O  Sargento Genésio Fialho ensaiou, durante muitos anos, os alunos para o desfile da Independência.
  Um grupo de alunos da Escola Comercial Municipal (2º Grau)
                 Um grupo de alunos do Grupo Escolar "Antero Dutra"
               ( Fotos de 1971)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Exaltação a Pequeri

Ai, ai, ai,
Como é belo tudo aqui!
Minha terra, minha gente,
Meu rincão, meu Pequeri!

Tem caboclinhas faceiras
desfilando pelas ruas,
tem casias de namorados,
namorando à luz da lua.

Tem campinas verdejantes,
terras de riquezas mil;
Produz muito minério,
Prá grandeza do Brasil!

Povo bom, povo querido,
povo de muito valor,
já nasceu abençoado,
por Jesus, Nosso Senhor.

          Antônio Monteiro de Oliveira- Músico e Poeta pequeriense

                                                   

domingo, 4 de setembro de 2011

Homenagem aos imigrantes italianos

Ao lado da antiga estação ferroviária,encontramos algumas placas homenageando os imigrantes italianos, pioneiros desta cidade, conforme vemos nestas fotos:




"Estes pioneiros eram da localidade de Fornaci di Barga,Província de Lucca.Desta província partiram mais de 30 famílias para Pequeri estimuladas por Julio Equi que, com seu irmão Fernando Equi, montou uma cervejaria, fábrica de bebidas finas, casa bancária, máquinas de beneficiar café e cereais e implantou uma empresa de importação e exportação, objetivando criar na região um império econômico. Além disso, os Equi mantinham certo controle sobre os imigrantes italianos na região, ajudavam e estimulavam a criação de Associações de Beneficência e Cultura, , o que aconteceu em Pequeri e Mar de Espanha.
Acreditamos que nos sertões do rio Cágado, até meados de 1930, tenham se fixado cerca de três mil imigrantes, dos quais 80% eram italianos. Só em Pequeri, no tempo que era distrito de Mar de Espanha, foram levantados, no cartório local, mais de 620 famílias italianas ali residentes, 20 portuguesas, 6 espanholas, 8 sírio-libanesas e 4 alemãs.Entre 1890 e 1923, Pequeri era distrito de Mar de Espanha. Sua jurisdição territorial abrangia toda a margem direita do rio Cágado. Ao ser anexado ao município de Bicas, em 1923, Pequeri perdeu boa parte do seu território.Hoje, cerca de 80 cognomes de famílias ainda existem no município e periferia. Com a decadência dos cafezais na década de 1920, aconteceu o êxodo rural e  a maioria dos imigrantes tomou o rumo das grandes cidades, buscando melhores perspectivas de trabalho."
 Texto do livro : Sertões do Rio Cágado- de Julio Vanni



 Aqui, a rua Manoel Gervásio enfeitada, já em clima de festa para esta semana!
Aqui, a propaganda da festa, na praça Prefeito Geraldo Fulco.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Balneário Pequeri

O Balneário Pequeri, também chamado "Cachoeirinha" fica bem pertinho do centro da cidade, dá pra ir a pé,é bastante frequentado no verão, para refrescar do calor, jogar bola, ficar no barzinho...ou simplesmente ir lá, para apreciar a natureza mais de perto, ouvir a voz do vento e da água que jorra, admirar as árvores, caminhar sobre as pedras.Eis algumas fotos que andei tirando por lá:







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...