Seguidores

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Festa de Nossa Senhora Aparecida




Durante toda a semana,foram realizadas na  Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do mesmo nome, missas, orações, procissão e homenagens à Nossa Senhora. Esta capela está sendo construida com a ajuda da comunidade, num terreno adquirido para a Paróquia pelo saudoso Padre João, que já idealizava construir esta capela neste bairro e agora nosso pároco, Padre Luciano, está conseguindo a realização deste sonho. Durante todos os dias a Comunidade esteve presente nas cerimônias realizadas na capela,encerrando os festejos no dia 12.Estas imagens mostram algumas cenas da cerimônia dentro da capela.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Formatura do Telecentro Comunitário e Capacita Minas

Aconteceu nesta quinta, dia 06 de outubro,a entrega dos Certificados de Conclusão das turmas do Telecentro Comunitário e também Certificados dos Cursos do Capacita Minas, à distância.
O evento aconteceu no Espaço Caymmi, e contou com a presença de autoridades , formandos e seus familiares. Ao término da cerimônia foi servido um coquetel.
A Secretária de Educação, Rozália Mª Marconato Lima deu início à cerimônia. Rozana Pereira também fez uso da palavra. Eu falei também em nome da turma, agradecendo a oportunidade de aperfeiçoarmos a informática através dos cursos.Algumas fotos do evento mostram este momento feliz:







terça-feira, 4 de outubro de 2011

Telecentro Comunitário Nina Galão

O Telecentro Comunitário Nina Galão,inaugurado à 12/12/2009, recebeu este nome em homenagem à Vereadora Nina Galão, uma pessoa sempre atuante no Município e que deixou saudades.
Este telecentro tem o objetivo de proporcionar à comunidade oportunidade de inclusão e acesso às tecnologias da informação.
Professores: Rozana da Souza Pereira e Eduardo Rodrigues Costa.
Os cursos são oferecidos à toda a comunidade, com horários diversificados pela manhã, tarde e noite.
São os seguintes cursos:
Sistema operacional Linux-Metasys
Pacote Open Office: Editor de Texto
                                 Editor de Planilha
                                 Editor de Apresentação
                                 Internet
Informações: Praça da Estação, s/nº- Centro
A formatura da primeira turma, com entrega dos certficados, aconteceu em 21 de agosto de 2010, com 55 alunos formandos.
A segunda turma de formandos, com 58 alunos no total, terá sua formatura no dia 06 de outubro de 2011, no Espaço Caymmi.
Ainda no Telecentro,são feitas as inscrições para os Cursos do Capacita Minas, com 37 cursos diferenciados. Abertas as inscrições à toda a comunidade,que também receberá seus certificados ao término dos cursos, que são feitos à distância, totalmente gratuitos.

Aqui, fotos da turma da qual eu fiz parte este ano, num momento de descontração, com a Professora Rozana.E o agradecimento pelas ótimas aulas que tivemos. Valeu, Rozana!

sábado, 1 de outubro de 2011

O ramal de Mar de Espanha

"O mérito da construção do ramal foi atribuído ao Senador Antero Dutra de Moraes, tendo sido inaugurado em 1912, com todo o leito da estrada doado pelos fazendeiros, como também fora doado pela municipalidade o terreno onde fora construída a nova estação de Pequeri.
* A primeira estação de Pequeri foi construída junto à praça José Flora, onde depois existiu uma beneficiadora de Minérios. Era um chalé de madeira em estilo inglês, com amplo pátio para manobra dos carros de bois e tropeiros que chegavam com o carregamento do café.
O trenzinho de Mar de Espanha vinha diariamente para São Pedro Pequeri trazendo passageiros ( 1ª e 2ª classes), leite, seviços do correio e também transportava mármore. O trem fazia duas paradas: uma em Uricana, outra em Estêvão Pinto.Marcou várias gerações de mar-de espanhenses e pequerienses pelo romantismo de seu trajeto sepenteante ao longo de 24 quilômetros vencidos em certo tempo.Em uma hora e meia, chegava à Pequeri ao meio dia, e partia às 15 horas. Aos sábados havia mais dois horários, às seis das manhã e à noitr, fazendo conexão com os trens mistos que ligavam Três Rios à Bicas.
Fotos da Capelinha de Uricana, Estação de Uricana,Estação de Estêvão Pinto e a Ponte de Ferro, próxima à Mar de Espanha:



Fonte : Livro: Sertões do Rio Cágado de Julio C. Vanni, Jornal O Regional,1990.
Fotos: Gilda M. C. Garcia

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Grupo Alegria de Viver :um passeio diferente

Nesta quinta, dia 29, o Grupo ALEGRIA DE VIVER fez uma excursão, comemorando o Dia do Idoso. Fomos ao Hotel Fazenda Santa Helena, no Município de Simão Pereira, MG. Foi um ótimo passeio, num lugar muito bonito, com uma vista linda, local bastante agradável. Passamos todo o dia nos distraindo, e ainda andamos à cavalo, de carro de boi,vimos o trem passar várias vezes (que saudades!) enfim, aqui estão algumas fotos do passeio, que creio ter agradado à todos.












quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma ideia sustentável

Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil promovem durante toda esta semana várias palestras, com os seguintes temas:
Produtos perigosos e meio ambiente; Educação Ambiental; Gestão de riscos; Serviço Social nas ações de defesa civil; Ações preventivas de defesa civil; Atividades em ambientes verticais e a atuação do Corpo de Bombeiros do Estado de MG; Audiência Pública-Plano Local de Habitação de Interesse Social;Blitz educativa com o efetivo local mais Alunos da Escola.
Local das Palestras: Espaço Caymmi.
                                               Participe!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...