Inaugurada hoje, às 14 h, a nova Sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, à Rua Manoel Gervásio, 511, no antigo Posto de Saúde, com a presença da Sr. Prefeito Municipal Hederson Raul S. de Almeida Micheli, Vice Prefeita Stella Mary Rodrigues, Vereadores, Secretário de Promoção Social Sr. Edson Pires de Mendonça e demais funcionários da Secretaria ,diretores de escolas, Padre José Roberto Fávero Corrêa , pessoas que fazem parte do CRAS e outras presentes.O Sr. Edson Pires de Mendonça iniciou a festividade, o Sr Prefeito fez uso da palavra e o Padre José Roberto abençoou o local. Após o descerramento da placa colocada na entrada, foi aberto o recinto para visita de todos , e servido um delicioso lanche.Algumas fotos do evento na tarde de hoje:
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Casa de minha infância
Pintei este pequeno quadro, através de uma foto da antiga casa onde morei durante toda a minha infância. Esta casa hoje não existe mais, ficava localizada na rua Necésio Tavares, próxima à Praça José Flora. Ao fundo, temos a entrada para a chamada Volta Fria, que vai dar na estrada para Mar de Espanha (estrada de chão).
O nome da rua também já é outro, agora chama-se Rua Luiz Pessoa Bastos,ex-Prefeito de nossa cidade.
Marcadores:
Viajando no Tempo
Nomes que fizeram história em Pequeri
No passado, algumas figuras tiveram importância aqui em Pequeri, além dos fundadores.
Quero registrar a biografia do médico :
NECÉSIO JOSÉ TAVARES
Nasceu em Itapecirica (antiga São Bento do Tamanduá), no Oeste de Minas, em 22 de novembro de 1846, filho de José Antônio Tavares E Ana da Silva Tavares. Foi aluno do Colégio Caraça, notável celeiro de grandes vultos da cultura e da politica de Minas Gerais. Formou-se em medicina no Rio de janeiro em 1877 e, depois, fixou-se em Juiz de Fora, onde foi nomeado médico em Sarandira. Fixou residência com a família nessa localidade, onde acabou sendo eleito conselheiro distrital e depois nomeado fiscal do distrito. Com o crescimento do povoado de São Pedro em decorrência da chegada do primeiro trem de estrada de ferro, pediu transferência para a nova localidade e ajudou o cidadão Bernadino Gomes da Silva a instalar a primeira farmácia no lugar . Sua transferência para o arraial de São de Pedro , permitiu que fosse nomeado médico , em Sarandira, o doutor Antero Dutra de Morais, futuro grande politico na região. Adquiriu a fazenda do Avaí, perto de Santa Helena, mas preferiu residir com a família no arraial, onde clinicava.
Necésio José Tavares exerceu a política sendo eleito vereador pelo distrito de Sarandira a Câmara Municipal de Juiz de Fora. Republicano convicto e sem completar o mandato, elegeu-se deputado a Constituinte Mineira. Em 1890 patrocinou e defendeu na Assembléia a elevação de Guarará a município e de vários arraiais da região a condição de distrito de paz, inclusive Pequeri , Bicas, Maripá , Engenho Novo , Saudade , Monte Verde( Senador Cortes) , Santa Helena e Fourquilha , sendo que estes que estes dois últimos nunca foram instalados. Em 1892 foi eleito senador estadual pelo Partido Republicano para um período de 8 anos, mas renunciou ao longo do mandato para assumir, no Rio de janeiro, a cadeira de deputado federal, cargo em que faleceu em 10 de novembro 1901.
O DR. Necésio era casado com Jovita Campos Assis que lhe deu os seguintes filhos: Necésio, Orfilo ,Eurico , Brenildo , Mucio , Alice , Ivonilde , Jovita e Muciola. Mesmo exercendo o mandamento de deputado federal ,ele manteve a família residindo em Pequeri.
Nesta localidade , além de ter sido o primeiro medico do lugar , integrou com Marcelino Dias Tostes ,Antero Dutra de Morais, Júlio Equi ,Augusto Costa, João Guilherme Bezerra Paes, Lopes Neves e outros, a comissão de elevação do povoado a distrito de paz, contrariando seu melhor amigo, o padre João Ferreira de Castro que , em Sarandira, liderava um movimento no sentido da Camara Municipal de Juiz de Fora não concorda com o desmembramento do antigo distrito.
A memória do Dr. Necésio José Tavares merece ser resgatada na região , principalmente em Pequeri , onde o ilustre politico viveu e onde nasceram alguns de seus filhos.
Faleceu em novembro de 1901, na sua fazenda de São Pedro do Pequeri, sendo sepultado no cemitério de Sarandira.
Marcadores:
Dados biográficos
sábado, 7 de janeiro de 2012
O prazer de servir
A imensa alegria de servir

Toda a natureza é um desejo de serviço.
Serve a nuvem, serve o vento, servem os vales.
Onde haja uma árvore para plantar, planta-a tu
Onde haja um erro que emendar, emenda-o tu.
Sê aquele que afasta a pedra do caminho, o ódio dos corações
e as dificuldades de um problema.
Existe a alegria de ser bom e o prazer de ser justo; existe,
sobretudo, a sublime, a imensa alegria de servir.
Como seria triste o mundo se tudo já estivesse feito; se não
houvesse um roseiral que plantar, uma empresa que iniciar!
Que não te atraiam somente os trabalhos fáceis.
É tão belo fazer uma tarefa a que outros se esquivam!
Mas não caias no erro de que só se conquistam méritos com os
grandes trabalhos; há pequenos serviços que são imensos
serviços; adornar a mesa, arrumar as cadeiras, espanar o pó.
Aquele é o que critica, este é o que destrói;
sê tu o que serve.
O serviço não é só de seres inferiores. Deus que dá o fruto e a
Luz, é o primeiro a servir.
Poder-se-ia chama-Lo assim: AQUELE QUE SERVE.
E Ele, que tem os olhos em nossas mãos, nos pergunta todo dia:
“Serviste hoje? A quem?
À árvore, ao teu amigo ou aos teus familiares?”
GABRIELA MISTRAL
poetisa chilena (1889-1957)
Marcadores:
Mensagem
Um lindo presépio
Há vários anos, Nair Flora (filha do segundo matrimônio de Sr. José Flora) e seu esposo Tãozinho montam um lindo e interessante presépio em sua residência, em Pequeri, na sala da antiga casa de Sr. José Flora. Ocupando um grande espaço, a sala é ocupada pelo presépio, que a cada ano, adquire um estilo próprio. Antes, o presépio era montado no chão, mas agora está sendo montado em cima de uma mesa. Nair e seu esposo durante todo o ano, idealizam e colecionam algumas coisas e objetos que fazem o presépio ficar original e diferente, além das imagens, que aos poucos, foram adquirindo. São colocadas, folhagens, gramas, passarinhos artificiais, fonte com água jorrando, galhos secos de árvores enfeitadas.
Vale a pena uma visita! O presépio fica montado até dia 06 de janeiro.Além disso, há a montagem de uma árvore seca, com antigos CD.Algumas fotos :
Marcadores:
Família Flora
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Mensagem de Ano Novo

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut
"Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro." (Autor desconhecido)
Marcadores:
Mensagem
Assinar:
Postagens (Atom)

