domingo, 8 de abril de 2012
quinta-feira, 5 de abril de 2012
quarta-feira, 4 de abril de 2012
DR. Potsch
"Foi vereador por quatro mandatos e o primeiro Presidente do Legislativo Municipal quando houve a instalação da cidade de Pequeri."
José Petrino Alves Potsch nasceu em 20 de junho de 1905 em Barroso, hoje Paula Cândido/MG .
Era filho de Alfredo Herculano Xavier Potsch e Maria Sabrina Alves Potsch. Fez o curso primário em Barroso e os preparatórios no Colégio Pedro II no Rio de Janiero. Nos anos que se seguiram ingressou na Faculdade Nacional de Medicina sendo o orador oficial de sua turma durante todo o curso.Nesta época,seus colegas já tinham o hábito de,em situações especiais, gritar:”Fala, Potsch!”e ele com facilidade de exprewssão e como bom conhecedor da língua portuguesa e do latim, não se fazia de rogado e soltava belas palavras.
Fez grandes amigos durante o cruso, amizades que se perpetuaram mesmo depois de formado. Sua turma se reunia sempre uma vez por ano em passeios memoráveis pelo Brasil e pelo mundo.
Ainda estudante, foi convocado para trabalhar na Saúde Pública do Rio no combate ao grande surto de febre amarela em fins da década de 20 em uma importante etapa da história do país.
Formou-se em 1930 e retornou à terra natal abrindo lá seu consultório.Pouco depois foi nomeado médico da Estrada de Ferro Leopoldina para atender a ao trecho entre Raul Soares e Caratinga,transferindo então sua residência para Bom Jesus do Galho. Sua especialidedade era urologia,fazendo,porém,atenfimentos de Clínica Geral ,muito comum no interior. Casado com Maria Helena Campos permaneceu alguns anos em Bom Jesus do Galho, solicitando mais tarde remoção para Pequeri, onde passou a atender ferroviários desta localidade até Três Rios, em uma época em que se tornou muito conhecido em nossa região e fez grandes amigos. Mais tarde foi convocado pata o cargo de médico na oficina Leopoldina em Bicas.
O cine Alvorada , localizava-se na esquina da Rua padre Sábato, era de sua propriedade e durante anos trouxe os filmes para a tela do cinema em Pequeri.
Inclinado á politica e membro ativo do PSD, foi vereador por quatro mandatos e foi o Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Pequeri no ano de 1953, data em que Pequeri tornou-se cidade ,emancipando-se do município de Bicas. Permaneceu em Pequeri, até sua aposentadoria , fazendo desta terra sua cidade querida. Manteve consultório particular em Pequeri e nele, além dos clientes, recebia políticos que com ele se aconselhavam. Morreu aos 66 anos deixando grande lacuna na vida política de Pequeri, principalmente junto ao Legislativo Municipal. Sua residência junto à praça São Pedro, figura como uma das principais relíquias da cidade.
Fonte : Folheto Recordar é Preciso, distribuido em 26/o5/2001,sendo Prefeito Sr. Rafaneli S. de Almeida. Biografia organizada por Hederson Raul S. de Almeida e colaboradores.
Marcadores:
Dados biográficos
terça-feira, 3 de abril de 2012
Hino de Pequeri
Nas montanhas da mata altaneira
Gloriosa de Minas Gerais
Do labor de nobres ancestrais.
Pequerí terra querida
Terra de ordem e liberdade
Pequerí é nossa vida
A nossa felicidade.
Envocando os tempos passados
Com esperança de um novo porvir
Com os brasões que nos foram legados
Esta terra faremos progredir.
Pequerí terra querida
Terra de ordem e liberdade
Pequerí é nossa vida
A nossa felicidade.
A Gervásio cantemos o hino
Com vigor que no peito se encerra
Louvemos o nobre Marcelino
Que juntos fundaram nossa terra.
Pequerí terra querida
Terra de ordem e liberdade
Pequerí é nossa vida
A nossa felicidade.
Nestas vargens campeiras e montes
O rebanho feliz se apresenta
Sob a terra fecunda se esconde
O minério que a indústria alimenta.
Pequerí terra querida
Terra de ordem e liberdade
Pequerí é nossa vida
A nossa felicidade.
És da pátria pequena parcela
Mas seu povo de grande valor
No cenário de Minas revela
Como terra de paz e amor.
Pequerí terra querida
Terra de ordem e liberdade
Pequerí é nossa vida
A nossa felicidade. Autor: Julio Cesar Vanni
Marcadores:
Hino de Pequeri
sábado, 31 de março de 2012
A Bandeira de Pequeri
A Bandeira do nosso Município foi criada com a emancipação de Pequeri em 1953.

Representações do Brasão da Bandeira:
TORRE E ENGRENAGENS :Representam as indústrias.
AS CHAVES E O CHAPÉU COM A CRUZ: Representam São Pedro, padroeiro de Pequeri, o primeiro Papa.
O RIO E OS PEIXINHOS : Representa o significado da palavra PEQUERI, na língua indígena : Rio dos Peixes Pequenos.
BERRANTE: representa o gado leiteiro no município e a atividade predominante : a agricultura.
OS PÉS de CAFÉ : Representam os antigos cafezais do lugar.
FAIXA VERMELHA COM A DATA 1870 E 1953 : Representa a criação de Pequeri e a sua emancipação.
A COR PRINCIPAL: O verde significa as nossas matas.
CORES DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO: Verde- Branco- Vermelho.
Marcadores:
A Bandeira
Artigo do Jornal O Município : Coluna do Zé Arnaldo (Bicas)
Mulher e Rosas
21/03/2012 | Escrito por: Zé Arnaldo
Nana Caymmi, que alterna suas moradias entre o apartamento do Leblon e a casinha de São Pedro do Pequiri, MG, plantou 14 mudas de rosas nesta última. Foi doação do prefeito Raul Salles. Seria acontecimento banal, mas naquela casa o pai de Nana, Dorival Caymmi, compôs “Das rosas”.
Fonte: O Globo – Coluna Gente Boa
Marcadores:
Notícias
Assinar:
Postagens (Atom)


