Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exposição Natureza Real

A exposição Natureza Real foi criada por Nathália Corrêa e Messias Matheus, estudantes de Comunicação Social na UFJF.
A Natureza Real é uma exposição de fotografias que relata a natureza sob dois olhares, mesclando realismo com o abstrato.
O ponto de vista de cada um dos artistas na elaboração das fotografias, revela a diferença de estilos e percepções nas criações. 
Porém, essa divergência contribui para a construção de um conceito único que visa à preservação do meio ambiente.
'Natureza Rea'l busca através da simplicidade, explorar a sensibilidade e beleza de paisagens naturais que passam despercebidas pela maioria das pessoas.

A exposição está aberta ao público até domingo, das 14h às 18h na Galeria de Arte do Forum da Cultura, rua Santo Antônio, 1112, Centro JF.



domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem às Mães

Retrato de Mãe










                                                                                     Mãe, 
 Que a beleza das flores
a doçura do mel, o brilho das estrelas envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!

 
Uma Simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus;
e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça pensa como uma anciã e, sendo velha , age com as forças todas da juventude;
quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças;
pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos;
forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões;
viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.
Não exijam de mim que diga o nome desta mulher se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum: porque eu a vi passar no meu caminho.
Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página: eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria Mãe.
(Tradução de Guilherme de Almeida)

Autor: Don Ramon Angel Jara - Bispo de La Serena -Chile

sábado, 12 de maio de 2012

Escolas Municipais fazem homenagem às Mães

Aconteceu nesta Sexta, dia 11, a festa em homenagem às Mães, na sede da Escola Municipal Waldomiro de M.Pinto, com a participação de todas as Escolas Municipais. Na chegada cada mãe recebeu esta bonita mensagem:
 Murais enfeitavam a escola, com trabalhos feitos pelos alunos:



 Durante o evento, houve apresentações de música, e atividades diversas para as mães, como : massagens , aferição de pressão arterial, cabeleireiro, manicure, depilação, artesanatos, jogos, sorteios de prêmios, e  foi servida uma deliciosa canjiquinha!








Parabéns aos organizadores!
Feliz Dia das Mães à todas as mães pequerienses!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FAZENDA DE SANTA LUZIA

                                            FAZENDA DE SANTA LUZIA
Situada sua sede a apenas  1 km do povoado  de  São Pedro do Pequeri, era parte desmembrada da sesmaria de Santa Rosa que pertencera a Mariano Dutra de Morais. Fez parte, também, da fazenda do Piquiri de  Marcelino Dias Tostes que cedera 40 alqueires aos italianos  Julio e Fernando  Equi, pioneiros da imigração nestes sertões e donos de uma fabrica de cerveja e de amplo comércio de importação  e exportação no povoado.  Sua sede com dois andares, foi inaugurada em 1898 dentro do estilo rural italiano. Abrigou mais de 40 famílias de imigrantes que se dedicavam ao cultivo do café como principal riqueza, à produção do açúcar mascavo e à colheita de cereais e legumes. Nunca teve escravos por ter sido fundada já dentro do regime  republicano, sendo  seus proprietários  adeptos da abolição e do regime imperial.   
Com o falecimento em 1900 de  Fernando Equi, casado com a sobrinha Mariana, filha de  Julio Equi, o espólio da família foi adquirido por Enrico Vanni que se tornara genro  de Julio Equi ao casar-se  com a viúva Mariana em 1902. Sob a égide de Enrico Vanni, a  Fazenda prosperou e ao final da década de 1929 contava com quase 90 alqueires de terras.
 Em decorrência do fracasso da lavoura cafeeira e o êxodo rural, Enrico Vanni que tinha sob seu comando a fábrica de cerveja e bebidas finas, soube como salvar-se, inclusive abrigando em suas terras algumas famílias italianas e ainda podendo enviar seus filhos para estudar em Petrópolis e em Leopoldina.
Decadente a lavoura de café, os fazendeiros remanescentes se dedicaram à pecuária leiteira, a fazer negócios com compra e venda de gado e a fornecer lenha para a Leopoldina  Railway o  que o italiano Enrico Vanni não concordava. Destruir as matas –dizia ele -  e um crime contra a natureza. E suas matas foram sempre preservadas, embora alguns troncos de madeira de lei fossem sacrificados por necessidade social. Era a extração de madeira racional.
No final dos anos de 1920 duas usinas de laticínios se instalaram em  Pequeri enquanto que a fabrica de bebidas encerrava suas atividades. Era o ciclo leiteiro  estimulado pelo governo federal objetivando o abastecimento de leite ao Rio de Janeiro. Entre a produção própria e a de arrendatários de pastos, a fazenda  Santa Luzia se classificava entre as produtoras de 400 a 600 litros diários, embora o italiano Enrico Vanni, produzisse queijos de vários tipos da sua terra  natal como o parmesão, cavalo, mussarela, ricota, doce de leite caseiro e venda diária de leite para famílias amigas.
No tempo da Segunda Guerra  Mundial,  aconteceu o interesse dos  norte-americanos pela malacacheta, um mineral folheável de grande valor. Toda a região entrou em ebulição e Pequeri foi beneficiada com a descoberta de veios desse  mineral extraído juntamente com o cristal de rocha, o caulim e o feldspato desprezados na ocasião. Na fazenda do Piquiri, chegaram a trabalhar dentro de tuneis mais de 250 homens. Também na  fazenda Santa Luzia foram encontrados veios de malacacheta tipo rubi (muito valorizado), caulim e cristal de rocha, que ainda constituem uma reserva valiosa.  
Já decadente, a fazenda Santa Luzia foi dividida em onze quinhões legados aos filhos de Enrico Vanni ainda em vida. A construção da rodovia Pequeri- Bicas  atravessando as terras da antiga fazenda possibilitou a valorização dos quinhões  que aos poucos foram negociados com pessoas de fora que construíram belas mansões e possibilitou a existência do Sítio Shalom, um modelo de assistência social a meninos de rua. Hoje, Pequeri tem no conjunto de belas chácaras e sítios, uma agradável paisagem para quem chega vindo  de  Bicas ou Juiz de Fora.
Fonte: Jornal "O Município " , da Coluna : Cultura, Gente e Ideias, de Julio C. Vanni. Bicas, 1º a 15 de março de 2012.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sossego em Pequeri

aumentar fonte diminuir fonte imprimir
Nem bem foi morar em Pequeri, pequena cidade da Zona da Mata mineira onde nasceu a mãe, Stella Maris, Nana Caymmi já se tornou porta-voz da comunidade. Terça-feira, na estreia do concerto que fez ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e de Wagner Tiso, a cantora reivindicou do governador Antonio Anastasia o asfaltamento da rodovia que liga o município a Sossego, distrito de Santana do Deserto. Nana passa por lá quando viaja para o Rio de Janeiro. “O povo precisa disso”, disse ela, informando que o trânsito na estrada de terra fica muito comprometido na temporada de chuvas.

Herdeira da casa que Stella Maris e Dorival Caymmi construíram em Pequeri, Nana encontrou na cidade o clima ideal para cuidar do filho, João Gilberto, que se tornou deficiente depois de sofrer acidente de moto. A cantora diz que o trecho é importante para a região. Contou ao público do Palácio das Artes que o prefeito de Pequeri, Hederson Raul Salles de Almeida Micheli (PSDB), prometeu vir a Belo Horizonte assistir às apresentações dela. Tomara que ele transmita pessoalmente a Anastasia a justa reivindicação.
(Notícia publicada no Jornal Tribuna de Minas- 03/05/2012 )

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aniversário

Em nota no Jornal O Município, fotos do aniversário do nosso querido historiador, advogado e professor Julio Cezar Vanni :


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...