Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

Pinturas em telas

                                      


                                          A Matriz de São Pedro
                                          Porteira de um sítio

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Festa do Cavalo em Pequeri- Programação

                          VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

 BARÃO DE PONTAL E FAMÍLIA CERQUEIRA LEITE 
Manoel Ignácio de Mello e Souza era português do Val  de Vez,onde nasceu em 1771.Faleceu em Ponte Nova,Minas Gerais,no dia 20 de maio de 1859.
Bacharel e em direito pela Universidade de Coimbra,foi Juiz em Goiás,ouvidor-mór e desembargador em São João Del Rei. Eleito para a Primeira Junta do governo provisório da  província de Minas Gerais,tornou-se conselheiro provincial em 1823. A 22 de abril de 1881 tomou posse na presidência da província,por nomeação da regência provisoria do Império. Fez parte da primeira Assembléia Legislativa mineira no período  de 1835 a 1837, da segunda entre 1838 e 1839 e da quarta em 1842,cabendo-lhe por vezes,a presidência. Em 26 de setembro de 1836 foi escolhido pelo Regente Feijó Senador por Minas Gerais. Foi condecorado com a comenda de Cristo pelos governos de governo de Portugal e do Brasil.Seu  título de Barão do Pontal foi-lhe conferido pelo Império, em 1841 e,mais tarde,elevado ás honras de Grandeza do Império. Sobrinho do padre Antônio José de Mello,provisionado na capela de Santana do Deserto,recebeu como herança a sesmaria do Lima. Empolgado com a herança,adquiriu outras terras no vale do Cágado,estabelecendo um vasto domínio territorial desde a foz deste rio no Paraibuna,até a fazenda do Pau Grande de Baixo(Fazenda das Umbelas,na confluência da estrada de Pequeri com a rodovia Bicas-Mar de Espanha)e outras terras isoladas no  Pau Grande de Cima(fazenda Marambaia)até nas proximidades da fazenda do Passo da Pátria.
Construiu,em 1838,a sede da fazenda  do Lima ,que assim se constituiu na mais antiga propriedade do atual território do município de Pequeri.Solteiro,ali viveu maritalmente com Ignácia Pires de Oliveira Horta.Sem filhos,adotou uma menina que mais tarde lhe  herdaria os bens e se casaria com Albino Cerqueira Leite,irmão de Pedro Alcântara Cerqueira Leite-Barão de São João Nepomuceno.
Herdando por parte da mulher a fazenda do Lima,Albino Cerqueira Leite I se tornou o maior produtor de café destes sertões entre Mar de Espanha,Santana do Deserto e Sarandira.Falecendo,tomou conta da fazenda do Lima,o filho Albino II que viveu solteiro ao lado de Manoela Francisca Gomes,com a qual teve os seguintes filho:Antonieta,Ignácia,Bárbara,José Maria, Albino III,Pedro,Josefa,Antônio e Zeferino.Com o falecimento de Albino II, dona Manoela,mulher inteligente e de muita habilidade,legitimou todos os filhos e conduziu com eficiência os destinos da família.
Após a morte de dona Manoela e  a dispersão dos filhos ,coube a Zeferino o controle da fazenda do Lima,numa fase desastrosa da economia rural,com inevitável êxodo de trabalhadores. Homem culto e inteligente, porém excêntrico,sempre com postura aristocrática,gozava de muito prestígio nos meios sociais e políticos de Minas e do Rio de Janeiro .Morreu sem deixar descendente.
                        

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festa de Santa Rita

Aconteceu de 13 a 22 de maio a tradicional Festa de Santa Rita de Cássia e do Divino Espírito Santo, na Comunidade de Santa Rita. Todos os dias houve celebração da Santa missa, com a participação de outros padres e também representantes das comunidades de Saudade, Itaipava e outras.Houve coroações à Santa Rita, hinos de louvores, depoimentos de graças alcançadas, e a cada dia o número de devotos aumenta , e todos desejam  ter ali, construída uma capela, pois as celebrações acontecem num galpão.
Houve sorteio de prêmios,e variados quitutes após as Missas.






quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exposição Natureza Real

A exposição Natureza Real foi criada por Nathália Corrêa e Messias Matheus, estudantes de Comunicação Social na UFJF.
A Natureza Real é uma exposição de fotografias que relata a natureza sob dois olhares, mesclando realismo com o abstrato.
O ponto de vista de cada um dos artistas na elaboração das fotografias, revela a diferença de estilos e percepções nas criações. 
Porém, essa divergência contribui para a construção de um conceito único que visa à preservação do meio ambiente.
'Natureza Rea'l busca através da simplicidade, explorar a sensibilidade e beleza de paisagens naturais que passam despercebidas pela maioria das pessoas.

A exposição está aberta ao público até domingo, das 14h às 18h na Galeria de Arte do Forum da Cultura, rua Santo Antônio, 1112, Centro JF.



domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem às Mães

Retrato de Mãe










                                                                                     Mãe, 
 Que a beleza das flores
a doçura do mel, o brilho das estrelas envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!

 
Uma Simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus;
e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça pensa como uma anciã e, sendo velha , age com as forças todas da juventude;
quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças;
pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos;
forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões;
viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.
Não exijam de mim que diga o nome desta mulher se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum: porque eu a vi passar no meu caminho.
Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página: eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria Mãe.
(Tradução de Guilherme de Almeida)

Autor: Don Ramon Angel Jara - Bispo de La Serena -Chile

sábado, 12 de maio de 2012

Escolas Municipais fazem homenagem às Mães

Aconteceu nesta Sexta, dia 11, a festa em homenagem às Mães, na sede da Escola Municipal Waldomiro de M.Pinto, com a participação de todas as Escolas Municipais. Na chegada cada mãe recebeu esta bonita mensagem:
 Murais enfeitavam a escola, com trabalhos feitos pelos alunos:



 Durante o evento, houve apresentações de música, e atividades diversas para as mães, como : massagens , aferição de pressão arterial, cabeleireiro, manicure, depilação, artesanatos, jogos, sorteios de prêmios, e  foi servida uma deliciosa canjiquinha!








Parabéns aos organizadores!
Feliz Dia das Mães à todas as mães pequerienses!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...