domingo, 3 de junho de 2012
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Festa do Cavalo em Pequeri- Programação
Marcadores:
Eventos
terça-feira, 29 de maio de 2012
BARÃO DE PONTAL E FAMÍLIA CERQUEIRA LEITE
Manoel Ignácio de Mello e Souza era
português do Val de Vez,onde nasceu em
1771.Faleceu em Ponte Nova,Minas Gerais,no dia 20 de maio de 1859.
Bacharel e em direito
pela Universidade de Coimbra,foi Juiz em
Goiás,ouvidor-mór e desembargador em São João Del Rei. Eleito para a Primeira
Junta do governo provisório da província
de Minas Gerais,tornou-se conselheiro provincial em 1823. A 22 de abril de 1881
tomou posse na presidência da província,por nomeação da regência provisoria do
Império. Fez parte da primeira Assembléia Legislativa mineira no período de 1835 a 1837, da segunda entre 1838 e 1839 e
da quarta em 1842,cabendo-lhe por vezes,a presidência. Em 26 de setembro de 1836
foi escolhido pelo Regente Feijó Senador por Minas Gerais. Foi condecorado com
a comenda de Cristo pelos governos de governo de Portugal e do Brasil.Seu título de Barão do Pontal foi-lhe conferido
pelo Império, em 1841 e,mais tarde,elevado ás honras de Grandeza do
Império. Sobrinho do padre Antônio José de Mello,provisionado na capela de
Santana do Deserto,recebeu como herança a sesmaria do Lima. Empolgado com a
herança,adquiriu outras terras no vale do Cágado,estabelecendo um vasto domínio
territorial desde a foz deste rio no Paraibuna,até a fazenda do Pau Grande de
Baixo(Fazenda das Umbelas,na confluência da estrada de Pequeri com a rodovia
Bicas-Mar de Espanha)e outras terras isoladas no Pau Grande de Cima(fazenda Marambaia)até nas
proximidades da fazenda do Passo da Pátria.
Construiu,em 1838,a sede
da fazenda do Lima ,que assim se
constituiu na mais antiga propriedade do atual território do município de
Pequeri.Solteiro,ali viveu maritalmente com Ignácia Pires de Oliveira Horta.Sem
filhos,adotou uma menina que mais tarde lhe herdaria os bens e se casaria com Albino
Cerqueira Leite,irmão de Pedro Alcântara Cerqueira Leite-Barão de São João
Nepomuceno.
Herdando por parte da
mulher a fazenda do Lima,Albino Cerqueira Leite I se tornou o maior produtor de
café destes sertões entre Mar de Espanha,Santana do Deserto e
Sarandira.Falecendo,tomou conta da fazenda do Lima,o filho Albino II que viveu
solteiro ao lado de Manoela Francisca Gomes,com a qual teve os seguintes filho:Antonieta,Ignácia, Bárbara,José
Maria, Albino III,Pedro,Josefa,Antônio e Zeferino.Com o falecimento de Albino
II, dona Manoela,mulher inteligente e de muita habilidade,legitimou todos os
filhos e conduziu com eficiência os destinos da família.
Após a morte de dona
Manoela e a dispersão dos filhos ,coube
a Zeferino o controle da fazenda do Lima,numa fase desastrosa da economia
rural,com inevitável êxodo de trabalhadores. Homem culto e inteligente, porém
excêntrico,sempre com postura aristocrática,gozava de muito prestígio nos meios
sociais e políticos de Minas e do Rio de Janeiro .Morreu sem deixar descendente.
Marcadores:
Dados biográficos
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Festa de Santa Rita
Aconteceu de 13 a 22 de maio a tradicional Festa de Santa Rita de Cássia e do Divino Espírito Santo, na Comunidade de Santa Rita. Todos os dias houve celebração da Santa missa, com a participação de outros padres e também representantes das comunidades de Saudade, Itaipava e outras.Houve coroações à Santa Rita, hinos de louvores, depoimentos de graças alcançadas, e a cada dia o número de devotos aumenta , e todos desejam ter ali, construída uma capela, pois as celebrações acontecem num galpão.
Houve sorteio de prêmios,e variados quitutes após as Missas.
Marcadores:
Eventos
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Exposição Natureza Real
A exposição Natureza Real foi criada por Nathália Corrêa e Messias Matheus, estudantes de Comunicação Social na UFJF.
A Natureza Real é uma exposição de fotografias que relata a natureza sob dois olhares, mesclando realismo com o abstrato.
A Natureza Real é uma exposição de fotografias que relata a natureza sob dois olhares, mesclando realismo com o abstrato.
O ponto de vista de cada um dos artistas na elaboração das fotografias, revela a diferença de estilos e percepções nas criações.
Porém, essa divergência contribui para a construção de um conceito único que visa à preservação do meio ambiente.
'Natureza Rea'l busca através da simplicidade, explorar a sensibilidade e beleza de paisagens naturais que passam despercebidas pela maioria das pessoas.
'Natureza Rea'l busca através da simplicidade, explorar a sensibilidade e beleza de paisagens naturais que passam despercebidas pela maioria das pessoas.
A exposição está aberta ao público até domingo, das 14h às 18h na Galeria de Arte do Forum da Cultura, rua Santo Antônio, 1112, Centro JF.
Marcadores:
Informações
domingo, 13 de maio de 2012
Homenagem às Mães
Retrato
de Mãe
|
Mãe, Que a beleza das flores
a doçura do mel, o brilho
das estrelas envolvam você hoje e que você continue
irradiando este amor e esta alegria que você sempre
nos ofereceu!
|
Uma
Simples mulher existe que, pela imensidão de
seu amor, tem um pouco de Deus;
e
pela constância de sua dedicação,
tem muito de anjo; que, sendo moça pensa como
uma anciã e, sendo velha , age com as forças
todas da juventude;
quando
ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda
os segredos da vida e, quando sábia, assume
a simplicidade das crianças;
pobre,
sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e,
rica, empobrecer-se para que seu coração
não sangre ferido pelos ingratos;
forte,
entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e,
fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões;
viva,
não lhe sabemos dar valor porque à sua
sombra todas as dores se apagam, e, morta tudo o que
somos e tudo o que temos daríamos para vê-la
de novo, e dela receber um aperto de seus braços,
uma palavra de seus lábios.
Não
exijam de mim que diga o nome desta mulher se não
quiserem que ensope de lágrimas este álbum:
porque eu a vi passar no meu caminho.
Quando
crescerem seus filhos, leiam para eles esta página:
eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão
que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem
recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua
própria Mãe.
(Tradução
de Guilherme de Almeida)
Autor: Don Ramon Angel Jara - Bispo de La Serena -Chile |
Marcadores:
Mensagem
sábado, 12 de maio de 2012
Escolas Municipais fazem homenagem às Mães
Aconteceu nesta Sexta, dia 11, a festa em homenagem às Mães, na sede da Escola Municipal Waldomiro de M.Pinto, com a participação de todas as Escolas Municipais. Na chegada cada mãe recebeu esta bonita mensagem:
Murais enfeitavam a escola, com trabalhos feitos pelos alunos:
Durante o evento, houve apresentações de música, e atividades diversas para as mães, como : massagens , aferição de pressão arterial, cabeleireiro, manicure, depilação, artesanatos, jogos, sorteios de prêmios, e foi servida uma deliciosa canjiquinha!
Parabéns aos organizadores!
Feliz Dia das Mães à todas as mães pequerienses!
Marcadores:
Eventos
Assinar:
Postagens (Atom)



