Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Sá DINA"



"Sá DINA":Leopoldina de Souza Lima, viúva de militar, foi Ajudante de Serviços Gerais no Grupo Escolar "Antero Dutra". Profundamente religiosa, atendia pedidos de preces.Muitas graças foram alcançadas por seu intermédio. Falecida há quase 80 anos, seu túmulo recebe visitas de toda a região, com placas de agradecimento a milagres atribuídos à Sá Dina.Tinha imensa devoção à Santo Antônio, e tratava a todos com carinho e conquistava a cada um por sua simplicidade e humildade.Teve uma única filha. Joska, que foi um pouco rebelde.Dos remanescentes da geração de Sá Dina vivos, temos o executivo Hélio Rodrigues,(92) , residente em Pequeri, cujos pais adotivos Sr. Silvino e D. Cândida. Silvino era também filho adotivo de Sá Dina. Sr. Hélio, depois de morar em várias capitais, resolveu voltar para Pequeri onde mandou erguer um túmulo digno de Sá DINA em agradecimento por graça alcançada.
Ela era frequentadora constante da igreja. Era um ponto de referência em assuntos religiosos. Sendo pessoa de grande força espiritual e de grande personalidade no campo religioso, sempre era procurada por pessoas que tinham problemas espirituais ou materiais, ela levava a sério os pedidos de orações e sempre os atendia. No Cemitério Municipal de Pequeri o túmulo de Sá Dina continua recebendo inúmeras visitas de fiéis que agradecem as graças alcançadas.

Fonte : Jornal A REGIÃO- 04 a 18 de abril de 2009

sábado, 9 de junho de 2012

Festa Junina da Creche e Jardim de Infância Municipal

Aconteceu no dia 06 à  tardinha, uma animada Festa Junina no Jardim de Infância. Escola enfeitada com murais, bandeirinhas, barracas de salgados, doces deliciosos, pescaria, bingo e muita animação. As crianças todoas vestidas à caráter, encantaram com a apresentação do Hino à Pequeri e outras danças.
Parabéns à Direção e Professores!






Agência do BB comemora 11 anos em Pequeri

Em comemoração aos 11 anos da Agência do Banco do Brasil de Pequeri, a Gerente Ivone e sua equipe ofereceram um delicioso café da manhã para correntistas e convidados.
Padre Luciano Atanásio fez a bênção do local, houve apresentação de um coral musical e o clima foi de confraternização e alegria geral. Algumas fotos do evento :





Parabéns à Gerente Ivone e toda sua equipe!
Banco do Brasil- Onde você realiza seus sonhos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Prefeitura investe em qualidade de vida para a comunidade

Prefeitura investe em qualidade de vida para a comunidade

A Prefeitura firmou um Termo de Cooperação Técnico junto à Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, visando a realização conjunta de atividades vinculadas à elaboração de Plano de Saneamento para o município de Pequeri.
Em breve serão realizadas oficinas com a comunidade buscando sugestões acerca da destinação do lixo, do uso do solo, do esgoto e da qualidade da água. Estas oficinas servirão como diretrizes para que Pequeri possua um ambiente ecologicamente equilibrado voltado a uma sadia qualidade de vida, não só para o presente como também para as gerações futuras.

Fonte : Site da Prefeitura Municipal de Pequeri

domingo, 3 de junho de 2012

Pinturas em telas

                                      


                                          A Matriz de São Pedro
                                          Porteira de um sítio

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Festa do Cavalo em Pequeri- Programação

                          VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

 BARÃO DE PONTAL E FAMÍLIA CERQUEIRA LEITE 
Manoel Ignácio de Mello e Souza era português do Val  de Vez,onde nasceu em 1771.Faleceu em Ponte Nova,Minas Gerais,no dia 20 de maio de 1859.
Bacharel e em direito pela Universidade de Coimbra,foi Juiz em Goiás,ouvidor-mór e desembargador em São João Del Rei. Eleito para a Primeira Junta do governo provisório da  província de Minas Gerais,tornou-se conselheiro provincial em 1823. A 22 de abril de 1881 tomou posse na presidência da província,por nomeação da regência provisoria do Império. Fez parte da primeira Assembléia Legislativa mineira no período  de 1835 a 1837, da segunda entre 1838 e 1839 e da quarta em 1842,cabendo-lhe por vezes,a presidência. Em 26 de setembro de 1836 foi escolhido pelo Regente Feijó Senador por Minas Gerais. Foi condecorado com a comenda de Cristo pelos governos de governo de Portugal e do Brasil.Seu  título de Barão do Pontal foi-lhe conferido pelo Império, em 1841 e,mais tarde,elevado ás honras de Grandeza do Império. Sobrinho do padre Antônio José de Mello,provisionado na capela de Santana do Deserto,recebeu como herança a sesmaria do Lima. Empolgado com a herança,adquiriu outras terras no vale do Cágado,estabelecendo um vasto domínio territorial desde a foz deste rio no Paraibuna,até a fazenda do Pau Grande de Baixo(Fazenda das Umbelas,na confluência da estrada de Pequeri com a rodovia Bicas-Mar de Espanha)e outras terras isoladas no  Pau Grande de Cima(fazenda Marambaia)até nas proximidades da fazenda do Passo da Pátria.
Construiu,em 1838,a sede da fazenda  do Lima ,que assim se constituiu na mais antiga propriedade do atual território do município de Pequeri.Solteiro,ali viveu maritalmente com Ignácia Pires de Oliveira Horta.Sem filhos,adotou uma menina que mais tarde lhe  herdaria os bens e se casaria com Albino Cerqueira Leite,irmão de Pedro Alcântara Cerqueira Leite-Barão de São João Nepomuceno.
Herdando por parte da mulher a fazenda do Lima,Albino Cerqueira Leite I se tornou o maior produtor de café destes sertões entre Mar de Espanha,Santana do Deserto e Sarandira.Falecendo,tomou conta da fazenda do Lima,o filho Albino II que viveu solteiro ao lado de Manoela Francisca Gomes,com a qual teve os seguintes filho:Antonieta,Ignácia,Bárbara,José Maria, Albino III,Pedro,Josefa,Antônio e Zeferino.Com o falecimento de Albino II, dona Manoela,mulher inteligente e de muita habilidade,legitimou todos os filhos e conduziu com eficiência os destinos da família.
Após a morte de dona Manoela e  a dispersão dos filhos ,coube a Zeferino o controle da fazenda do Lima,numa fase desastrosa da economia rural,com inevitável êxodo de trabalhadores. Homem culto e inteligente, porém excêntrico,sempre com postura aristocrática,gozava de muito prestígio nos meios sociais e políticos de Minas e do Rio de Janeiro .Morreu sem deixar descendente.
                        
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...