Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

O Grupo Escolar " Antero Dutra"

        Segundo a tradição, o primeiro vigário foi também o primeiro professor, o Padre Marcelino José Ferreira, que em 1889 possuía uma escola onde hoje é o Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde mais tarde foi formado um colégio por Olinda Lopes.Segue-se o Colégio Alvarenga e depois uma escola fundada pela família Capanema. A Beneficência Italiana possuía um prédio, no centro de Pequeri, onde se organizou uma escola e ali eram professores : o poeta Lopez Neves, José Sena e Antero Lopes.
        Dr. Antero Dutra de Moraes criou o Grupo Escolar de Pequeri e o inaugurou em 29/06/1910. A implantação do Grupo Escolar "Antero Dutra" marcou o desenvolvimento do elemento humano no início do século XX, representando um avanço para a cultura e educação de todo o arraial e arredores.
       Para criar o Grupo Escolar de Pequeri, Dr. Antero contou com o apoio da comunidade italiana que doou o prédio da sua Associação Cultural e Beneficente Dante Alighieri e o povo construiu mais dois pavilhões.
       No dia 29 de junho de 1910, após ter sido feito o ato legal de criação do Grupo Escolar "Antero Dutra" de São Pedro de Pequeri, através da lei 2789 publicada no Diário Oficial de Minas Gerais de 06 de abril de 1910,  foi nomeada D. Virginia Barcelos sua primeira diretora.
      Posteriormente, em 06 de julho de 1974 por meio da Portaria nº 810/74 da SSE/MG, recebeu o nome de Escola Estadual "Antero Dutra".
      Em 1998, a Escola Estadual "Antero Dutra" passou a pertencer à rede municipal de ensino de Pequeri, denominada Escola Municipal "Antero Dutra", de acordo com a resolução nº8469/98,que autorizou a municipalização de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental publicado no Jornal MG em 31/01/1998.
     Em fevereiro de 2010 a Escola  M. A. Dutra passou a funcionar no endereço da Escola Waldomiro de Magalhães Pinto.


Diretores da  "Antero Dutra":
1- Virgínia Barcelos
2- Clotilde Meira
3- Lycidio Paes
4-Arnaldo Pereira de Castro
5-Maria de Lourdes Marques
6-Nair Temponi Bastos
7-Clélia Guedes Granato
8-Maria da Conceição F. de Almeida
9-Maria Helena Campos
10-Iara Emílio Ferreira Ribeiro
11-Ernestina Léia de Rezende Sales
12-Vera Lúcia Guarize de Almeida
13-Terezinha Figueiredo de Mendonça Pereira
14-Marta Helena de Castro Granato
15-Roberta A. Moreira Virgílio
16-Maria Celeste M. Guimarães
17-Eloisa Fulco
18-Adriana Arruda
19-Cacilene M. Virgílio Corrêa
                                                              Rua Augusto Costa
Fotos por G. M.C.Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...