Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os sertões de Sarandira

      A origem de Pequeri está ligada ao advento da ferrovia construída pela Companhia de Estrada de Ferro "União Mineira" entre Serraria e São João Nepomuceno nos anos de 1876 e 1880.
      Antes da estrada de ferro as terras que hoje constituem o Município de Pequeri teve como primeiro sesmeiro o Barão de Pontal que construiu a Fazenda do Lima dentro da jurisdição da Freguesia de Nossa Senhora do Livramento de Sarandi -hoje, Sarandira- na época um próspero Distrito de Juiz de Fora.
     Com o incremento das lavouras de café, novos fazendeiros foram penetrando na região adquirido por compra ao Barão de Pontal grandes glebas, dando origem a muitas outras fazendas e sítios da região.Eram os Dutra de Moraes, os Tostes, os Tavares, os Silva Fialho, os Cerqueira Leite, os Severiano Pires e muitos outros que desfrutavam de prestígio dentro do Município de Juiz de Fora, que já experimentava um surto de progresso de largas proporções na época. Com estes pioneiros surgiram as fazendas Santa Rosa, Pequeri, Pau Grande de Cima (Marambaia), São Pedro, Bom Jardim, Cachoeira, Serra, Santo Inácio, etc.
Sarandira, foi fundada como povoado por Mariano Dutra de Moraes após a revolução de 1842 chefiada por Teófilo Ottoni.Em 1857 foi elevada á categoria de Distrito, sendo desmembrado o seu território da Freguesia de S. Pedro de Alcântara (Simão Pereira). Por conseguinte, a região de Pequeri já foi parte daquela freguesia, por sinal, a mais antiga desta parte sul da Zona da Mata.
      Era Sarandira, juntamente com Mar de Espanha, duas promissoras localidades até que a construção da estrada de ferro viria traçar-lhes novos destinos. A segunda, por já ser vila , chegou a ser, depois de Juiz de Fora a mais importante cidade da Zona da Mata. Sarandira, encravada dentro das altas montanhas e distante da sede municipal soçobrou e hoje é um  povoado sem grandes perspectivas de retornar o apogeu de riqueza experimentado no início do século passado.
 Igreja Nossa Senhora do Livramento em Sarandira
 Imagens de Sarandira
Cachoeira em Sarandira
Sarandira é um Distrito da cidade de Juiz de Fora, distante de Pequeri 9 quilômetros.

Sitio em Sarandira
Fotos : Gilda M.C.Garcia
Fonte :Jornal Tribuna de Minas -julho 1990

3 comentários:

  1. Gostei de receber a sua visita.
    Eu sou apaixonada pelas belezas de Minas. Conheço muitas cidades mineiras mas ainda não conheço a sua Pequeri.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sou do Rio de Janeiro e a um ano conheci Pequeri por intermédio de um primo que mora na cidade , fiquei apaixonado e sempre que posso faço uma visita . Tenho visto na internet muitas matérias sobre cidades de MG , e cada vez mais me convenço que MG é um estado fabuloso.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,nasci nesta localidade fui criado com muita sacrifício dos meus pais que hoje estão ao lado de deus,uma localidade onde tinha muitas festas boas na padroeira de sarandira que e nossa senhora do livramento que por sua vês em sua cabeça tinha uma Coroa de ouro de auto valor onde sumiu e ninguém sabe onde foi parar,os mais antigos contavam que as festas eram muito formosas por trazer gente de toda região até de outros estados mas enfim são histórias que trazem muita curiosidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...