Seguidores

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dolores Dutra de Moraes

Vou registrar aqui um pouco sobre Dolores Dutra de Moraes, esposa de Carlos Drummond de Andrade, cujas origens familiares estão ligadas à  cidade de Pequeri.
Drummond e a esposa Dolores Dutra de Morais em foto de 1942 ---> Drummond e a esposa Dolores Dutra de Morais em foto de 1942 
Fonte:O Estadão.com.br
Drummond acabara de mudar-se para Belo Horizonte. Ali, conheceu Dolores Dutra de Morais, com quem se casaria em 1925, e ingressou na faculdade de farmácia (chegou a se formar, mas nunca exerceu a profissão).
Família de Dolores Dutra de Moraes :
Dolores Dutra de Moraes
* 19.04.1899 + Rio de Janeiro 02.07.1994
Pais
Casamentos
30.05.1925
Carlos Drummond de Andrade * 31.10.1902

Filhos


Dolores Dutra de Morais (casou-se com Carlos Drummond de Andrade) casou-se com Carlos Drummond de Andrade (nascido em Itabira, MG, em 31 out 1902, falecido em Rio de Janeiro, RJ, em 17 ago 1987, filho de Carlos de Paula Andrade e de Julieta Augusta Drummond). Casaram-se em 30 mai 1925.
Filha 1. Maria Julieta Drummond de Andrade (nascida em Belo Horizonte, MG, em 4 mar 1928, filha de Carlos Drummond de Andrade e de Dolores Dutra de Morais) casou-se com Manuel Graña Etcheverry (casou-se com Maria Julieta Drummond de Andrade). Casaram-se em 18 out 1949.
Neto 1. Carlos Manuel Etcheverry (nascido em 11 nov 1950, filho de Manuel Graña Etcheverry e de Maria Julieta Drummond de Andrade).
Neto 2. Luiz Maurício Etcheverry (nascido em 16 ago 1953, filho de Manuel Graña Etcheverry e de Maria Julieta Drummond de Andrade).
Neto 3. Pedro Augusto Etcheverry (nascido em 30 jan 1960, filho de Manuel Graña Etcheverry e de Maria Julieta Drummond de Andrade).
Filho 2. Carlos Flávio Andrade (falecido, filho de Carlos Drummond de Andrade e de Dolores Dutra de Morais).

 Pai de Dolores Dutra de Moraes :
Sevanir Dutra de Moraes
Pais De Sevanir, avós de Dolores Dutra de Moraes :
Filhos


Carlos Dutra de Moraes, avô de Dolores Dutra de Moraes, era filho de Mariano Dutra de Moraes, irmão de Manoel Dutra de Moraes, Pai do Senador Antero Dutra de Moraes, importantes políticos da região.(As biografias de Mariano Dutra de Moraes e de Senador Antero Dutra de Moraes já encontram-se postadas neste blog.)

Mariano Dutra de Moraes (1795-1852).

Sesmeiro da Região

Icn_world

10 comentários:

  1. Netos: Carlos Manuel (11/12/50), Luis Mauricio (26/08/53) e Pedro Augusto Graña Drummond (30/01/60).

    ResponderExcluir
  2. Grata pela colaboração dos dados mencionados no comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilda! Assistindo a reportagens sobre os 30 anos da morte de Drummond, fui pesquisar e vi que Dolores morreu alguns anos depois. Uma vez que a filha e ele morreram num intervalo de 12 dias, quem cuidou de Dolores depois? Ela voltou para Minas? Gostaria de saber.

      Excluir
  3. Faltou a minha avó.. irmã de Dolores - Maria da Conceição Dutra de Morais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistindo a reportagens sobre os 30 anos da morte de Drummond, fui pesquisar e vi que Dolores morreu alguns anos depois. Uma vez que a filha e ele morreram num intervalo de 12 dias, quem cuidou de Dolores depois? Ela voltou para Minas? Gostaria de saber.

      Excluir
    2. não.. ele continuou morando no Rio e seu neto Pedro, filho de Maria Julieta cuidou dela até sua morte

      Excluir
  4. Gilda.. Maria Dutra de Moraes . é na verdade Maria da Conceição Dutra de Moraes

    ResponderExcluir
  5. minha vo era filha de escravo na fazenda num relacionamento nasceu minha mae mas não foi feito certidão de nascimento não tenho como provar que ele e filha de antero dutra de Moraes

    ResponderExcluir
  6. estou pesquisando um pouco sobre a dolores, para apresentar em um sarau na minha escola, e vou representar dolores, ela foi uma mulher forte, perdeu seu filho apos 30 minutos do parto e perdeu seu marido e filha com 12 dias de diferença

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...