Seguidores

sexta-feira, 13 de maio de 2011

As Matas Proibidas

Os Sertões



Pequeri está localizada na Zona da Mata mineira.
A Áreas Proibidas ou das matas se situavam  nos sertões à direita do vale do Paraibuna.
Cobertas por matas intensas e indevassáveis, abrangiam o lado mineiro do Vale do Paraíba do Sul e a margem direita do rio Pomba, formando um curioso triângulo geográfico.
A Zona da Mata de hoje é muito mais do que esse território da matas proibidas. Expandiu-se para muito além do rio Pomba até alcançar as vertentes do vale do rio Doce.Mas foi dentro deste triângulo das matas virgens que vicejaram  os ideais
de pioneiros desbravadores, que fizeram com que surgissem as localidades que deram origem a vários municípios, centenas de vilas, povoados e cidades.
A decadência das minas gerais foi o fator determinante para que a região das Matas Proibidas fosse liberada ao desbravamento.Muitos mineralistas abandonaram a região central da Capitania e se dirigiram para outras áreas situadas ao norte e ao sul das matas proibidas, na busca de terras.
Três foram as frentes de desbravamento e povoamento destes sertões antes proibidos.
A primeira, teve como ponto de partida a Freguesia de São Manuel do Rio Pomba; a segunda frente de ocupação tinha como bases as localidades situadas ao longo do Caminho Novo.A terceira fronteira no vale do Paraíba já no auge da demanda por terras para o cultivo do café.
Eram homens valentes, ambiciosos e determinados que desconheciam qualquer plano de colonização.São Pedro do Pequiry (Pequeri) -1879 foi uma das localidades pioneira da época desta colonização.



 Fonte : Sertões do Rio Cágado - Julio Cezar Vanni 
Fotos da região de Pequeri por : Gilda M.C.Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...