Seguidores

sábado, 21 de maio de 2011

O RIO CÁGADO



O rio Cágado é, pela margem da esquerda, o principal afluente do Paraibuna. Sua bacia hidrográfica abrange os municípios de Chácara, Juiz de Fora (distrito de Sarandira), Pequeri, Bicas, Guarará, Maripá de Minas, Mar de Espanha, Senador Côrtes, Santana do Deserto e Chiador.
O berço do Cágado encontra-se no município de Chácara, na antiga fazenda Durandet. Seu curso é de pouco mais de 80 quilômetros. Serve de divisa entre Chácara e Juiz de Fora, Chácara e Bicas, Pequeri e Juiz de Fora, Pequeri e Bicas, Pequeri e Guarará.Derivando para o Sul, atravessa o município de Mar de Espanha e vai, finalmente, servir de divisa entre Santana do Deserto e Chiador, lançando-se no Paraibuna pouco abaixo da pequena localidade de Ericeira.
Seu leito meandroso nas partes planas faz com que seja irritantemente lento o deslocar de suas águas, fato este que teria inspirado os primeiros desbravadores a denominá-lo de Cágado, isto é, rio lerdo como um quelônio.
Cachoeiras :
Cachoeira Alta, em Chácara;Passo da Pátria,rodovia Bicas -Juiz de Fora;Castelo, entre Sarandira e Pequeri;Santa Maria, Duim, já com balneário, Bocaina e Fumaça,em Mar de Espanha e a da Saudade, na divisa de Mar de Espanha com Santana do Deserto .De todas as cachoeiras do rio Cágado a mais famosa é a do Castelo.


Fotos da Cachoeira Passo da Pátria (Baluarte) por Gilda M.C.Garcia

O Cágado foi sempre um bom celeiro de peixes. Suas águas já foram claras e profundas quando protegidas pelas matas ciliares.Até a década de 1940, sua poluição era totalmente inexistente.Ele é a última reserva hidrográfica da região ainda com baixo índice de poluição.É preciso acreditar na sua potencialidade e no seu aproveitamento com fonte de vida e atração para lazer.O melhor aproveitamento da potencialidade da bacia do Rio Cágado está no incremento do turismo receptivo.
O rio nas proximidades de Ericeira
Foto por Gilda M.C. Garcia
O rio, próximo á Mar de Espanha
Foto por Gilda M.C.Garcia
Fonte : Livro : Sertões do Rio Cágado - de Julio Cezar Vanni

4 comentários:

  1. Oi Gilda, parabéns pelo blog,pelo bom gosto e criatividade. SUCESSOS!!!!!!
    Icléa

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Gostaria de ver uma foto de meu avô; Edmundo Dutra de Moraes

      Excluir
  3. gostaria de te parabenizar pelo seu blog que foi de grande ajuda num trabalho escolar que eu tinha que fazer com a minha filha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...