Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Manoel Gervásio da Silva Fialho (Fundador de Pequeri)

Os Gervásio da Silva Fialho connstituiam uma família de origem humilde, de Barbacena. Manoel Gervásio da Silva, em 1825, foi administrar um sítio de 30 alqueires dentro da sesmaria São Pedro, de Mariano Dutra de Moraes. Era casado com Claudina Isidoro do Espírito Santo,com quem teve vários filhos. Embora vivesse modestamente, conseguiu com seu trabalho, recursos para comprar o sítio em que vivia. Mais tarde, seu filho Manoel Gervásio da Silva Fialho comprou a sede da fazenda São Pedro. Adquirindo terras de outros sitiantes, tornou-se um dos grandes fazendeiros da região.
Casado com Claudina Maria de Jesus, Manoel Gervásio da Silva Fialho teve os seguintes filhos:José, Joaquim, Geraldo, Altivo e Manoel Gervásio Jr. Viúvo, casou-se com Romualda Brasiliana da Cruz.
Sabe-se que era trabalhador, honesto e empreendedor, inteligente e religioso.Influenciado por Marcelino Dias Tostes, seu compadre, apoiou o movimento republicano e a abolição da escravatura.
Administrou as suas terras dividindo-as em sítios, que arrendava a meieiros,originando-se da sesmaria de São Pedro, os sítios Carasal,Cafundó, Santa Rita, Lavadeira e outros.

3 comentários:

  1. Olá, ver um pedaço de Pequeri pra mim é muito gratificante é reviver o passado afinal Pequeri faz parte da minha vida Bjs da Leila

    ResponderExcluir
  2. Leila, obrigada , sempre é bom recordar !
    Vamos ter em setembro a Festa Carnevale!
    Esta blog é para divulgar um pouco esta cidade!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sou descente de Manoel Gervásio, estou muito feliz por poder ler tudo isso à respeito dele. Obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...