Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2011

Homenagem aos imigrantes italianos

Ao lado da antiga estação ferroviária,encontramos algumas placas homenageando os imigrantes italianos, pioneiros desta cidade, conforme vemos nestas fotos:




"Estes pioneiros eram da localidade de Fornaci di Barga,Província de Lucca.Desta província partiram mais de 30 famílias para Pequeri estimuladas por Julio Equi que, com seu irmão Fernando Equi, montou uma cervejaria, fábrica de bebidas finas, casa bancária, máquinas de beneficiar café e cereais e implantou uma empresa de importação e exportação, objetivando criar na região um império econômico. Além disso, os Equi mantinham certo controle sobre os imigrantes italianos na região, ajudavam e estimulavam a criação de Associações de Beneficência e Cultura, , o que aconteceu em Pequeri e Mar de Espanha.
Acreditamos que nos sertões do rio Cágado, até meados de 1930, tenham se fixado cerca de três mil imigrantes, dos quais 80% eram italianos. Só em Pequeri, no tempo que era distrito de Mar de Espanha, foram levantados, no cartório local, mais de 620 famílias italianas ali residentes, 20 portuguesas, 6 espanholas, 8 sírio-libanesas e 4 alemãs.Entre 1890 e 1923, Pequeri era distrito de Mar de Espanha. Sua jurisdição territorial abrangia toda a margem direita do rio Cágado. Ao ser anexado ao município de Bicas, em 1923, Pequeri perdeu boa parte do seu território.Hoje, cerca de 80 cognomes de famílias ainda existem no município e periferia. Com a decadência dos cafezais na década de 1920, aconteceu o êxodo rural e  a maioria dos imigrantes tomou o rumo das grandes cidades, buscando melhores perspectivas de trabalho."
 Texto do livro : Sertões do Rio Cágado- de Julio Vanni



 Aqui, a rua Manoel Gervásio enfeitada, já em clima de festa para esta semana!
Aqui, a propaganda da festa, na praça Prefeito Geraldo Fulco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...