Seguidores

domingo, 25 de setembro de 2011

Senador Antero Dutra de Moraes

                    
                          Senador Antero Dutra  de Moraes

Antero Dutra  de Moraes,nasceu na Fazenda Bom Jardim que integrava o distrito de Sarandira ,hoje pertencente a Pequeri,no dia 21 de abril de 1859.Era neto do Major Mariano Dutra de Moraes  uma das mais destacadas figuras da Revolução de 1842.Seus pais eram:o fazendeiro Manoel Dutra de Moraes e a Sra.Querubina Firminiana Dutra de Moraes,pessoas respeitadas e muito queridas em toda a região da mata mineira.

Pelo lado de sua mãe era sobinho de Marcelino Dias Tostes,um dos fundadores de Pequeri.Casou-se com Dona Felicidade Umbelina Dias Tostes,com quem teve 11(onze)filhos e constituiu sólida  e exemplar família.Os filhos que atingiram idade adulta foram:José Maria,Maria Luíza,Ambrosina,Antônio Carlos,Edmundo e Pedro.

Em Pequeri,vivem duas netas  do Senador Antero Dutra.A sra. Helena Dutra de Moares Guarize,filha de Edmundo Dutra de Moraes, e a Sra.Maria da Conceição Ferreira de Almeida. Atualmente outros descendentes, parentes mais próximos residem nas cidades de Bicas. Guarani, Juiz de Fora , Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Homem de grande bondade,o Senador Antero Duta  de Moraes,mesmo diante das dificuldades da época nunca parou de estudar.Seus primeiros estudos  aconteceram na própria fazenda Bom Jardim.Na adolescência trocou o seio da família  pela vida de estudante do Rio de Janeiro onde de forma brilhante  se formou em farmácia e depois em medicina  em 21 de dezembro de 1883.

Excelente médico,sempre fez da medicina uam forma de ajudar as pessoas sem pensar em aculular riquezas,atendendo a todos sem discriminação,amigos e adversários ,como também, pessoas que residiam  nos locais mais humildes e longínquos da zona rural.

Já na vida acadêmica manifestava sua vocação para a política,época em que se desenvolveu  com a corrente republicana que já agitava os meios intelectuais do Brasil,principalmente no Rio de Janeiro e na Zona da mata Mineira.

Em 1888,ainda jovem,com 29 anos,se ligou a política,tendo sido eleito membro do diretório  Republicano  de nossa Senhora do Livramento de Sarandy.

Neste mesmo ano foi o representante republicano  de Mar de Espanha  na Assembléia Republicana  de Leopoldina.Fundou ao lado do Barão de Catas Altas o Partido Republicano de Guarará .Com a Proclamação República,durante o governo Provisório,Doutor Antero Dutra foi nomeado  presidente da segunda Intendência de Mar de Espanha,em 1809.

Logo depois,foi eleito  presidente da Câmara Municipal de Guarará,foi vereador e por diversas  vezes Presidente da Câmara de Mar de Espanha,administrando esta cidade com dinamismo  e comprovada honestidade.

O auge da sua carreira se deu com sua eleição política para o Senado Estadual para a cadeira antes ocupada pelo Senador João Bawden.

Com Dr. Antero Dutra,o pequeno arraial de São Pedro do Piquiri ganhou notoriedade política perante outras regiões do Estado.

Em 1919,por sua liderança destacada e muitas vezes invejada,passou a sofrer perseguições da corrente do governador Artur Bernardes. Dr Antero muitas vezes necessitou refugiar-se em seu querido torrão.

Dr.Antero Dutra deixou o muitas obras que melhoraram a vida dos moradores do arraial de São Pedro do Piquiri no início do século XX,uma época de grandes dificuldades no interior do Brasil.Entre tais realizações estão:

·         A implantação do Grupo Escolar Antero Dutra por volta de 1910.Esta obra foi um grande marco para o desenvolvimento do elemento humano no início do século XX,representando um avanço para cultura e educação de todo o arraial e arredores.Em 29 de junho deste ano,Dr. Antero Dutra acompanhado do Governo Bueno Brandão entregou á Pequeri sua primeira escola que até hoje educa a nossa infância.

·         Em uma época em que a grande maioria das casas eram servidas apenas por poços,Dr.Antero construiu vários chafarizes públicos com água potável para toda a comunidade.

·         Em 1916,organizou o primeiro jornal da cidade chamado “O Pequeri”,que noticiava os prinicpais fatos do cotidiano do arraial e da sede de Mar de Espanha.

·         A luz elétrica chegou a pequeri também pelas mãos do Senador Antero Dutra em 1918,uma obra muito comemorada pelos moradores que sentiam a modernidade chegar ao arraial como sinal de melhoria  das condições de vida.

·         Para impulsionar o desenvolvimento economico de Pequeri e Mar de Espanha,Dr Antero se valeu de seu  prestífio perante o presidente do Estado,Exmo.Dr.Wenceslau Braz,eleito em 1919.

Além das obras aqui citadas,Dr.Antero Dutra realizou inúmeras  outras obras.

Vale registrar que em 1898,juntamente com outras personalidades fundou a Loja Maçônica Theodórica de Pequeri,onde ocupou os  cargos de Orador e Venerável, sendo um defensor dos ideais  de “Liberdade,Igualdade e Fraternidade”.

Nesta ocasião esta instituição funcionava como um reduto de intelectualidade da região.Atualmente neste segmento  o Dr. Antero Dutra é considerado Patrono em uma cadeira da Academia Maçônica de Letras de Juiz de Fora.

Um breve, mas oportuno estudo da vida do Dr. Antero na qualidade  de pai,cidadão,médico e político,motivou e levou os Poderes Públicos Municipais a instituição um importante título com o seu nome, a Comenda Senador Antero Dutra de Moraes.




Fonte: Impresso" Recordar é Preciso" distribuido pelo poder Executivo em 26/05/2001,por ocasião da entrega de Comendas do Senador Antero Dutra a Custódio Mattos e Reginaldo Arcuri.
Organização da biografia: Hederson Raul Salles de Almeida , tendo como colaboradoras: Helena Dutra de Moraes Guarize e Maria da Conceição F. de Almeida.

6 comentários:

  1. É salutar lembar que,o Dr.Anselmo Dutra,foi um dos assinantes do 1º Manifesto Republicano,de Minas ocorrido em Ouro Preto no dia 15 de Novembro de 1888.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos, gostei do seu comentário, sempre é bom acrescentar mais alguma coisa!

      Excluir
    2. Oi Gilda meu nome é Ana Luisa Dutra de Morales sou bisneta do Senador Antero Dutra e gostaria muito de poder conversar com vc é saber muito mais sobre a história dele.

      Excluir
    3. Oi Gilda meu nome é Ana Luisa Dutra de Morales sou bisneta do Senador Antero Dutra e gostaria muito de poder conversar com vc é saber muito mais sobre a história dele.

      Excluir
    4. Oi Gilda meu nome é Ana Luisa Dutra de Morales sou bisneta do Senador Antero Dutra e gostaria muito de poder conversar com vc é saber muito mais sobre a história dele.

      Excluir
  2. Olá, meu Pai Domingos Ferreira Marques, hoje com 84 anos, é tbm neto de Antero Dutra de Moraes. Nós moramos em Ribeirao das Neves, cidade próxima a Belo Horizonte- Mg. Meu pai me conta muitas histórias de sua infancia e de seus familiares. Muito bom este post, pois mantem a historia viva. Parabéns Gilda! Tenho muita vontade de conhecer Pequiri e Bicas. Espero que meu pai volte a pequeri, pois é sua vontade, mas por debilitacaoes da idade, sempre adia a viagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...