"O mérito da construção do ramal foi atribuído ao Senador Antero Dutra de Moraes, tendo sido inaugurado em 1912, com todo o leito da estrada doado pelos fazendeiros, como também fora doado pela municipalidade o terreno onde fora construída a nova estação de Pequeri.
* A primeira estação de Pequeri foi construída junto à praça José Flora, onde depois existiu uma beneficiadora de Minérios. Era um chalé de madeira em estilo inglês, com amplo pátio para manobra dos carros de bois e tropeiros que chegavam com o carregamento do café.
O trenzinho de Mar de Espanha vinha diariamente para São Pedro Pequeri trazendo passageiros ( 1ª e 2ª classes), leite, seviços do correio e também transportava mármore. O trem fazia duas paradas: uma em Uricana, outra em Estêvão Pinto.Marcou várias gerações de mar-de espanhenses e pequerienses pelo romantismo de seu trajeto sepenteante ao longo de 24 quilômetros vencidos em certo tempo.Em uma hora e meia, chegava à Pequeri ao meio dia, e partia às 15 horas. Aos sábados havia mais dois horários, às seis das manhã e à noitr, fazendo conexão com os trens mistos que ligavam Três Rios à Bicas.
Fotos da Capelinha de Uricana, Estação de Uricana,Estação de Estêvão Pinto e a Ponte de Ferro, próxima à Mar de Espanha:
Fonte : Livro: Sertões do Rio Cágado de Julio C. Vanni, Jornal O Regional,1990.
Fotos: Gilda M. C. Garcia
Gilda, gostei da sua visita e também das belas imagens de Minas que vi aqui no seu espaço.
ResponderExcluirbjs
Gilda.Amo suas postagens,assim.como Pequeri.Tinha de ter um museu aí.Já escrevi várias vezes à Prefeitura! Você sabe alguma fazenda Felicidade em Santana do Deserto?
ResponderExcluir