Seguidores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nomes que fizeram história em Pequeri

 No passado, algumas figuras tiveram importância aqui em Pequeri, além dos fundadores.
Quero registrar a biografia do médico :
NECÉSIO JOSÉ TAVARES

Nasceu em Itapecirica (antiga São Bento do Tamanduá), no Oeste de Minas, em 22 de novembro de 1846, filho de José Antônio Tavares E Ana da Silva Tavares. Foi aluno do Colégio Caraça, notável celeiro de grandes vultos da cultura e da politica de Minas Gerais. Formou-se em medicina no Rio de janeiro em 1877 e, depois, fixou-se em Juiz de Fora, onde foi nomeado médico em Sarandira. Fixou residência com a família nessa localidade, onde acabou sendo eleito conselheiro distrital e depois nomeado fiscal do distrito. Com o crescimento do povoado de São Pedro em decorrência da chegada do primeiro trem de estrada de ferro, pediu transferência para a nova localidade e ajudou o cidadão Bernadino Gomes da Silva a instalar a primeira farmácia no lugar . Sua transferência para o arraial de São de Pedro , permitiu que fosse nomeado médico , em Sarandira, o doutor Antero Dutra de Morais, futuro grande politico na região. Adquiriu a fazenda do Avaí, perto de Santa Helena, mas preferiu residir com a família no arraial, onde clinicava.

Necésio José Tavares exerceu a política sendo eleito vereador pelo distrito de Sarandira a Câmara Municipal de Juiz de Fora. Republicano convicto e sem completar o mandato, elegeu-se deputado a Constituinte Mineira. Em 1890 patrocinou e defendeu na Assembléia a elevação de Guarará a município e de vários arraiais da região a condição de distrito de paz, inclusive Pequeri , Bicas, Maripá , Engenho Novo , Saudade , Monte Verde( Senador Cortes) , Santa Helena e Fourquilha , sendo que estes que estes dois últimos nunca foram instalados. Em 1892 foi eleito senador estadual pelo Partido Republicano para um período de 8 anos, mas renunciou ao longo do mandato para assumir, no Rio de janeiro, a cadeira de deputado federal, cargo em que faleceu em 10 de novembro 1901.

O DR. Necésio era casado com Jovita Campos Assis que lhe deu os seguintes filhos: Necésio, Orfilo ,Eurico , Brenildo , Mucio , Alice , Ivonilde , Jovita e Muciola. Mesmo exercendo o mandamento de deputado federal ,ele manteve a família residindo em Pequeri.

Nesta localidade , além de ter sido o primeiro medico do lugar , integrou com Marcelino Dias Tostes ,Antero Dutra de Morais, Júlio Equi ,Augusto Costa, João Guilherme Bezerra Paes, Lopes Neves e outros, a comissão de elevação do povoado a distrito de paz, contrariando seu melhor amigo, o padre João Ferreira de Castro que , em Sarandira, liderava um movimento no sentido da Camara Municipal de Juiz de Fora não concorda com o desmembramento do antigo distrito.

A memória do Dr. Necésio José Tavares merece ser resgatada na região , principalmente em Pequeri , onde o ilustre politico viveu e onde nasceram alguns de seus filhos.
Faleceu em novembro de 1901, na sua fazenda de São Pedro do Pequeri, sendo sepultado no cemitério de Sarandira.

  Fonte: Sertões do Rio Cágado- Julio Cezar Vanni

3 comentários:

  1. O Dr. Necésio José Tavares,foi um dos assinantes do 1º Manifesto Republicano Mineiro,realizado em Ouro Preto a 15 de Novembro e 1888.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos, obrigada pela visita e comentários no blog!

    ResponderExcluir
  3. tem algum descendente dele na cidade de carmo -RJ ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...