Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

Victor Belfort Arantes - Sr. VITOTE

                               VICTOR BELFORT ARANTES FILHO
                       2º Prefeito eleito em Pequeri :(1959/1962) Vice: Sr. Luiz Pessoa Bastos

Popularmente conhecido como “O Pai dos Pobres”: O Sr Victor Belfort Arantes Filho popular Vitote, deixou uma grande saudade em toda a comunidade e foi o responsável pela arrancada do desenvolvimento da cidade a partir da década de 40.
Nascido no dia, 09 de dezembro de 1908 em Bicas,era filho de Julieta Tostes de Arantes e Victor Belfort Arantes.
Casou-se com Purificação Marques Sampaio Arantes com quem teve única filha a Sra. Léa Marques Arantes, figura muito estimada em Pequeri. Após ficar viúvo,casou-se pela segunda vez,com a Sra. Lenira de Almeida Arantes.
Era fazendeiro e minerador,tendo estudado em um internato na cidade de Juiz de Fora.Apreciava a caça e a pesca,atividades onde sr. Vitote reunia amigos que propiciaram o surgimento de diversas histórias pitorescas e acontecimentos que ficaram guardadas nas memórias de muitas pessoas.
Como  político foi presidente do PMDB de Pequeri ,depois Prefeito nos anos de 1959 a 1962.
Foi Vice –prefeito na chapa de Luiz Abílio Pimenta Alves, no mandado que se iniciou em 1973,tendo renunciado juntamente com a Senhora Nair Temponi, presidente da Câmara da época e outros vereadores,antes do término desta gestão, por discordarem dsos rumos do governo Municipal. Esta situação culminou no surgimento de duas grandes facções adversárias.
Sua marca foi trabalhar sempre em favor dos mais necessitados .Socorria até mesmo os adversários que o procuravam dispensando todos um tratamento amigo e cortês .Doou mais de uma centena de lotes para a população carente formando o que é hoje o Bairro Nossa Senhora Aparecida, Cruzeiro e arredores,tudo sem pensar em fins lucrativos. A conservação das estradas era sempre realizada por seu governo, pois era homem do interior e valorizava os acessos para outras localidades.
Entre outras importantes obras podemos citar:

· Melhoramento do sistema rodoviário do Município,
· Completa restauração de água trocando os canos de toda a rede por tubos novos e garantindo a higiene,
· Aquisição de um caminhão para a Prefeitura melhorando os serviços urbanos ,
· Murou parte do Estádio Municipal,
· Aumentou a rede de iluninação pública,
· Copperou decisivamente para todas iniciativas filantrópicas e religiosoas,
· Quando a Prefeitura precisou comprar o campo do Senhor Valentino Angelo Granato,o Sr.Victor Belfort Arantes inteirou o  dinheiro que faltava à Prefeitura,
· Construiu o inesquecível “Clube Recreativo dos Operários “(CRO) atendendo exclusivamente á classe operária.
· Doou muitos lotes para a Igreja Matriz de São Pedro,
· Atendeu ostensivamante aos mais carentes que recorriam a Prefeitura.
- Doou o terreno para a construção da escola Municipal Waldomiro de Magalhães Pinto.
- Doou o terreno para a constrção do Hospital de Pequeri e muito contribuiu para a sua construção.

Estas foram algumas das benfeitorias deixadas pelo ex -prefeito Vitote,que  sempre foi respeitado na cidade e na Zona da Mata como um mito inclusive pelos seus adversários. Em sua Fazenda recebia importantes políticos como o então Senador Itamar Franco e o deputado José Aparecido, seus correligionários de muitas décadas. A partir de sua liderança e linha política surgiram diversos nomes para a política como Senhor Juarez Belfort Arantes (vereador por Juiz de Fora em um mandado e presidente do PMDB de Juiz de Fora em vária ocasiões),o Comendador José Maurício Arantes Braga e demais lideranças que hoje ocupam cargos em Pequeri, no Executivo e legislativo .
O Centro Cívico Victor Belfort Arantes Filho é sem sobra de dúvidas, um resgate formidável da figura do sr, Vitote que ficará eternizada em uma Praça que tem nome do Dr. Potsch, seu amigo e contemporâneo de muitas lutas por Pequeri.
"Este prefeito deixou o poder como havia entrado : admirado e exaltado por todos." (  Antônio Monteiro).
Fonte : Folheto impresso,  "Recordar é Preciso",distribuído em 26/05/2001 ,por ocasião da denominação do centro Cívico Victor Belfort Arantes Filho, sendo Prefeito Municipal o Sr. Rafaneli Salles de Almeida. Biografia organizada por Hederson Raul Salles de Almeida e colaboradores.

3 comentários:

  1. Agradeço em nome de nossa família a homenagem aos tios Vitote e sua esposa tia Pequenina.Nossa família tem história e raízes mineiras! O patriarca Adelino Marques Sampaio empresário da indústria de Laticínios muito contribuiu para o crescimento da região ! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, sou a autora do comentário acima Lucia Marques Vianna

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo a excelente publicação referente a minha família .Ratifico os comentários da minha tia Lucia. A família Tostes se uniu aos Marques Sampaio fortalecendo nossa tradição nas terras mineiras. Adelino Marques Sampaio, de origem Portuguesa, fazendeiro e comerciante consolidou a indústria de Laticínios na região, é sempre bom resgatar as memórias da história de nossa região que servem de inspiração para futuras gerações. Luiz Alberto Afon Marques Vianna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...