Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

DR. Potsch

                                                                
"Foi vereador por quatro mandatos e o primeiro Presidente do Legislativo Municipal quando houve a instalação da cidade de Pequeri."


José Petrino Alves Potsch nasceu em 20 de junho de 1905 em Barroso, hoje Paula Cândido/MG .
Era filho de Alfredo Herculano Xavier Potsch e Maria Sabrina Alves Potsch. Fez o curso primário em Barroso e os preparatórios no Colégio Pedro II  no Rio de Janiero. Nos anos que se seguiram ingressou na Faculdade Nacional de Medicina sendo o orador oficial de sua turma durante todo o curso.Nesta época,seus colegas já tinham o hábito de,em situações especiais, gritar:”Fala, Potsch!”e ele com facilidade de exprewssão e como bom conhecedor da língua portuguesa e do latim, não se fazia de rogado e soltava belas palavras.
Fez grandes amigos durante o cruso, amizades que se perpetuaram mesmo depois de formado. Sua turma se reunia sempre uma vez por ano em passeios memoráveis pelo Brasil e pelo mundo.
Ainda estudante, foi convocado para trabalhar na Saúde Pública do Rio no combate ao grande surto de febre amarela em fins da década de 20 em uma importante etapa da história do país.
Formou-se em 1930 e retornou à terra natal abrindo lá seu consultório.Pouco depois foi nomeado médico da Estrada de Ferro Leopoldina para atender a ao trecho entre Raul Soares e Caratinga,transferindo então sua residência para Bom Jesus do Galho. Sua especialidedade era urologia,fazendo,porém,atenfimentos de Clínica Geral ,muito comum no interior. Casado com Maria Helena Campos permaneceu alguns anos em Bom Jesus do Galho, solicitando mais tarde remoção para Pequeri, onde passou a atender ferroviários desta localidade até Três Rios, em uma época em que se tornou muito conhecido em nossa região e fez grandes amigos. Mais tarde foi convocado pata o cargo de médico na oficina Leopoldina em Bicas.
O cine Alvorada , localizava-se na esquina da Rua padre Sábato, era de sua propriedade e durante anos trouxe os filmes para a tela do cinema em Pequeri.
Inclinado á politica e membro ativo do PSD, foi vereador por quatro mandatos e foi o Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Pequeri no ano de 1953, data em que Pequeri tornou-se cidade ,emancipando-se do município de Bicas. Permaneceu em Pequeri, até sua aposentadoria , fazendo desta terra sua cidade querida. Manteve consultório particular em Pequeri e nele, além dos clientes, recebia políticos que com ele se aconselhavam. Morreu aos 66 anos deixando grande lacuna na vida política de Pequeri, principalmente junto ao Legislativo Municipal. Sua residência junto à praça São Pedro, figura como uma das principais relíquias da cidade.

Fonte : Folheto Recordar é Preciso, distribuido em 26/o5/2001,sendo Prefeito Sr. Rafaneli S. de Almeida. Biografia organizada por Hederson Raul S. de Almeida e colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...