Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012



A Dona Nair Temponi como era conhecida no meio social de Pequeri, nasceu no Município de Maripá de Minas, em 28 de junho de 1914. Era filha de Nicolau Temponi, músico e que faleceu em 13 de dezembro de 1912 e de Maria Barroso Temponi.
A Câmara municipal de Pequeri, em 15 de março de 2007, aprovou o Projeto-Lei, criando o DIPLOMA MULHER CIDADÃO – VEREADORA NARI TEMPONI, com a finalidade de agraciar as mulheres pequerienses que pelos seus serviços e méritos excepcionais se tenham tornado merecedoras do especial reconhecimento da Câmara Municipal de Pequeri.
Pela Lei Municipal n° 001/2010, foi denominada Rua Professora Nair Temponi a via pública que liga a Rua José Guarize Filho no Bairro Nova Pequeri à Rua Victor Belfort Arantes.
A Professor a Nair Temponi era uma pessoa inteligente, ativa, que trazia a poesia em suas veias e era amplamente conhecida na região por suas qualidades ímpares de ser humano. Construiu, ao lado de seu marido Luiz Pessoa Bastos, uma vida edificante, sempre na vanguarda do progresso onde o tempero principal era o que hoje denominamos o “social”. Nunca ninguém foi a casa deles pedir algo sem ser atendido e tratado como ser humano especial mesmo por mais esfarrapado que se apresentasse.
Teve uma filha: Tereza Regina Bastos Christ,professora, casada com o Professor Ivo reinaldo Christ.
Dos muitos sonetos que nos vieram através do Jornal O MUNICIPIO, compostos nos primeiros anos depois de formada professora, deixamos um aqui:
















Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...