Seguidores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vereador Fabrício é entrevistado na cidade de Juiz de Fora.

Vereador Fabrício é entrevistado na cidade de Juiz de Fora.

Com finalidade de apresentação na  Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora  (Prof. Rodrigo Fonseca Barbosa) a aluna Suelem Afonso Ribeiro entrevista vereador Fabrício Garcia. 
Segue na integra: 

Por: Suelem Afonso Ribeiro

O vereador que descobriu na internet um jeito de se diferenciar
Fabrício criou um blog para manter a população informada e interagir com os eleitores

              De uma família engajada na política, Fabrício Costa Garcia cumpre seu primeiro mandato como vereador da cidade de Pequeri. Graças a sua formação em Direito e à especialização em Direito Público, teve mais facilidade para exercer seu cargo, prova disso é que em menos de um ano já fez mais de setenta documentos, entre eles, preposições, requerimentos e indicações de projetos. Mesmo com tudo isso, não deixou de lado sua função de advogado, ele continua atendendo clientes de Pequeri e das cidades vizinhas.
 Desde o começo, Fabrício teve preocupação em manter os jovens, assim como toda a população, informados sobre o que acontece na Câmara Legislativa local. Com isso, teve a ideia de criar um blog, que além de informar possibilita uma interatividade maior com os eleitores.  Nos dias atuais isso pode parecer algo simples, mas na cidade é um diferencial, ele é o primeiro e único vereador a criar um blog sobre o tema.


Suelem Ribeiro- Como surgiu seu interesse pela política?
Fabrício Costa Garcia- Surgiu por eu constatar que a política é um instrumento de transformação das pessoas e do lugar onde eu vivo.
Suelem- O que levou você a se candidatar a vereador?
FCG- O que me levou à candidatura para vereador foi justamente a possibilidade de colaborar com meu grupo político, meu partido e principalmente com a população de Pequeri, com ideias de projetos e atuações parlamentares.



Suelem- Quais foram as principais dificuldades que encontrou ao assumir seu cargo?
FCG- Foram as diversas ações de impugnação do meu mandato, em razão de parentesco, por afinidade, com o ex- prefeito municipal.
Suelem- Sua formação em Direito ajuda no trabalho como vereador?
FCG- Sim, como em diversos outros momentos e atividades da minha vida pessoal. São atividades co-relacionadas, uma vez que a Câmara é uma casa que analisa projetos de leis e constitucionalidades e isso tudo é relacionado com o Direito. A Casa Legislativa de Pequeri é pequena, proporcional ao tamanho da cidade, existe apenas uma assessoria jurídica da presidência da casa, cada parlamentar tem que por si só desenvolver seus trabalhos administrativos. Minha formação jurídica me ajuda e colabora com o desenvolvimento dos trabalhos. O que comprava isso é minha produtividade legislativa, de projetos, preposições, indicações, requerimento que são realizados; em menos de um ano, já fiz mais de setenta documentos.
Suelem- Como surgiu a ideia de criar o blog?
FCG- A ideia surgiu, principalmente, para possibilitar uma interlocução mais intensa com a comunidade local e com pessoas que são de Pequeri, mas não moram mais na cidade ou que tenham interesse de acompanhar o trabalho na Casa Legislativa. Além disso, nós estamos em um mundo em que a modernidade e a internet estão no dia-a-dia das pessoas. A juventude também necessita de informação e eu busco através do blog dar transparência e informações básicas, extratos, releases de notícias que ocorrem na Câmara Legislativa. Uma coisa bem simples, mas que eu acredito que seja primordial e um diferencial, uma vez que sou o primeiro vereador na história da cidade e o único que tem um blog informativo, que usa a internet para se comunicar com os eleitores e os cidadãos em geral, interessados em notícias de Pequeri e da Câmara.
Suelem - Pequeri é uma cidade de pequeno porte, onde todos se conhecem. Isso facilita ou atrapalha em seu trabalho?
FCG- Isso ajuda no meu trabalho, uma vez que se cria uma relação pessoal com os eleitores e a população em geral. Como todos se conhecem, a ideia de democracia fica mais intensa, porque as pessoas podem direcionar-se ao seu representante na Casa Legislativa, reivindicando informações, fazendo reclamações, e dando sugestão do que pode ser melhorado. Com isso, eu acho que intensifica a ideia de democracia e de representatividade parlamentar.
Suelem- O que acha que precisa ser melhorado na cidade?
FCG- A saúde é uma preocupação constante, eu acredito que é algo que sempre tem que ser melhorado. Reconheço que houve no passado investimentos na saúde e acredito também que o atual prefeito está preocupado e vai continuar fazendo investimentos na área. O atendimento, marcações de consultas e exames, tem que ser rápido, eficiente e amplo, voltado para todos, principalmente os mais carentes.
Suelem- E a respeito do desenvolvimento local?
FCG- O município de Pequeri necessita de uma política séria, efetiva e intensa no investimento para o desenvolvimento do município, através de empresas, prestação de serviços e de diversas outras formas. Um ponto pouco explorado no município é área de turismo, que teria que ser muito bem planejada, talvez até partir de zero e desenvolver um projeto turístico para a cidade, que é linda e com um povo muito acolhedor.
Suelem- Você tem em mente algum projeto voltado para os mais jovens?
FCG- Antes de responder a esta questão, é bom esclarecer que na Lei Orgânica Municipal (lei maior no município), é vedado ao vereador, propor qualquer tipo de projeto que crie despesa para o poder executivo Municipal. Esta é uma questão relevante que nem todos sabem. Dessa forma, nossa atividade é limitada, estamos mais voltados para atividades de controle externo do Poder Executivo, acompanhamento orçamentário e financeiro, indicações de necessidades do município e ideias que o vereador tem, mas que o chefe do executivo não é obrigado a cumprir. Portanto, ideia de projetos de lei voltados para os jovens nós até temos, mas fazemos essas preposições por meio de indicações, que é na verdade apenas uma sugestão para o Chefe do Poder executivo, que pode ou não executá-las.
 Suelem- Como você vê a política no Brasil?
FCG- Eu acredito que é por meio da política que as coisas acontecem, então é muito importante que os jovens e a população em geral estejam engajados, informando-se e participando dela de forma direta, porque só assim podemos melhorar esse quadro do Brasil. É importante que eles estejam preocupados em eleger pessoas sérias, responsáveis, que respeitem a moral e a legalidade, para que possam melhorar a política e consequentemente os serviços prestados à população e isso é o que realmente importa. A saúde, educação, assistência social, só melhoram quando o político está bem intencionado. No Brasil, a política está em evolução, está boa, mas pode e deve melhorar.  Assim, passo a passo o país vai melhorando.
Suelem- Quais seus planos para o futuro?
FCG- No que diz respeito à Câmara Municipal e minha vida como pessoa pública, penso hoje em desenvolver meu trabalho da melhor maneira possível, sempre com a participação direta dos eleitores, do povo de Pequeri e das pessoas bem intencionadas. No futuro, se Deus quiser e a população me honrar, novamente eu pretendo me candidatar a vereador e continuar desenvolvendo, por mais um mandato, essa função. Mas isso tudo é uma questão de tempo, creio que ainda é cedo para isso. Temos um partido que é ouvido e respeitado, pode ser que outros nomes sejam indicados, é um pouco prematuro para dizer isso. Pretendo obter experiência desenvolvendo este mandato para futuramente participar de uma nova eleição.


Fonte:Blog : Fabrício Garcia Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...