Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2011

As sesmarias

 As terras que hoje integram o município de Pequeri, pertenceram a quatro grandes sesmarias. A mais antiga, a da fazenda do Lima, foi uma concessão do governo da província ao Padre Antônio José de Mello Lima,em 1823, provisionado na capela de Santana do Deserto. Seu herdeiro foi o sobrinho Barão de Pontal, cuja filha de criação casou-se com Albino Cerqueira Leite I. herdando todo aquele patrimônio.
A fazenda do Lima, com as medidas primitivas da sesmaria, permaneceu intacta até meados dos anos de 1990, ainda como propriedade da família Cerqueira Leite. Foi adquirida por um grupo econômico do Rio de Janeiro, que a dividiu em várias fazendas modernas.
As outras sesmarias, Santa Rosa, São Pedro e Vargem Grande, pertenciam a Mariano Dutra de Moraes e foram adquiridas por compra a sesmeiros ainda não identificados.
Segundo o pesquisador Douglas Fazolatto, de Juiz de Fora, as sesmarias de Mariano Dutra de Moraes teriam sido adquiridas de Joaquim Pinto Lara de Góes, que as teria conseguido por concessão primária, em 1797.
(Vide o Catálogo das Sesmarias do Arquivo Mineiro)
A extensão das terras de Mariano Dutra de Moraes abrangiam de Sarandira até as proximidades de Guarará.

 Texto: Fonte Livro Sertões do Rio Cágado de Julio Cezar Vanni
  Fotos da região por Gilda M.C.Garcia









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...