Seguidores

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Luiz Pessoa Bastos : o 3º Prefeito eleito

                             Prefeito : Luiz Pessoa Bastos
                Vice- prefeito: Sr. José Salles de Almeida    

                O terceiro mandato teve início em 1963 e durou até 1966. O terceiro mandato teve um prefeito experiente, pois o Sr. Luiz Pessoa Bastos já havia exercido o cargo de Vice- Prefeito nos primeiros dois mandatos. Neste mandato Pequeri ganhou um importante Projeto Piloto para a cidade, que definiu sua expansão urbana.Neste período a administração municipal também construiu o depósito para distribuição e tratamento da água (no morro da lavadeira), para toda a cidade.

                                      94 anos de vida e amor ao bem:
      Luiz Pessoa Bastos
 Luiz Pessoa Bastos nasceu em 16 de março de 1912, em Sapé de Ubá, hoje município de Guidoval, Minas Gerais. Seu pai exercia a função de “Administrador de Fazendas”, importante papel na época do auge da produção do Café. Na infância a família passou a viver em diversos municípios da Zona da Mata Mineira até estabelecer-se em Bicas, onde passou boa parte da juventude e arrumou seu primeiro emprego num estabelecimento comercial. O tempo ia passando e conseguiu trabalho na antiga “Linha Férrea Leopoldina Rawlay”, onde trabalhou, progrediu e foi até aposentar-se na função de “Agente de Estação”.
Luiz Pessoa Bastos tornou-se o líder dos ferroviários da região que o assediavam em todas as dificuldades e circunstâncias que afetavam a vida dos mesmos. Tornou-se líder político ao lado de seu vizinho o saudoso José Flora e juntos trabalharam com um grupo de pessoas abnegadas e dedicadas a comunidade e conseguiram emancipar a localidade de Pequeri tornando-a Município em 13 de dezembro de 1953.
Luiz Pessoa foi Prefeito da cidade de Pequeri, no período compreendido de 1960 a 1965. A época era difícil, as prefeituras viviam a míngua de dinheiro, mas a administração nas mãos de Luiz Pessoa Bastos tornou-se empreendedora e até hoje a cidade usufrui do Plano Piloto elaborado por ele e que deu os ares atuais a cidade. Instalou o antigo sistema de água, que oferecia abundância deste líquido a cidade, embora devido a míngua de dinheiro e curto espaço de tempo não tivesse conseguido o tratamento adequado, mas deixado as condições para futuras administrações fazê-lo.
Luiz Pessoa Bastos é uma pessoa amplamente conhecida e relacionada na região onde conta com inúmeros amigos e admiradores. 
Foi casado com Nair Temponi, e teve uma filha : Teresa Regina Bastos Christ , casada com Ivo Reinaldo Christ.
Faleceu, com seus 94 anos em 6 de maio de 2008. Levou uma vida com esta alegria jovial característica dos homens de bem. Sua dedicação e amor ao próximo são exemplos para seguirmos e estão gravados no coração de todos que lidaram ao seu lado.
"A falta de verbas prejudicou muito esta administração, mas mesmo assim foi muito boa." (Prof. Antônio Monteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...