Prefeito : Luiz Pessoa Bastos
Vice- prefeito: Sr. José Salles de Almeida
O terceiro mandato teve início em 1963 e durou até 1966. O terceiro mandato teve um prefeito experiente, pois o Sr. Luiz Pessoa Bastos já havia exercido o cargo de Vice- Prefeito nos primeiros dois mandatos. Neste mandato Pequeri ganhou um importante Projeto Piloto para a cidade, que definiu sua expansão urbana.Neste período a administração municipal também construiu o depósito para distribuição e tratamento da água (no morro da lavadeira), para toda a cidade.
94 anos de vida e amor ao bem:
Luiz Pessoa Bastos
Luiz Pessoa Bastos nasceu em 16 de março de 1912, em Sapé de Ubá, hoje município de Guidoval, Minas Gerais. Seu pai exercia a função de “Administrador de Fazendas”, importante papel na época do auge da produção do Café. Na infância a família passou a viver em diversos municípios da Zona da Mata Mineira até estabelecer-se em Bicas, onde passou boa parte da juventude e arrumou seu primeiro emprego num estabelecimento comercial. O tempo ia passando e conseguiu trabalho na antiga “Linha Férrea Leopoldina Rawlay”, onde trabalhou, progrediu e foi até aposentar-se na função de “Agente de Estação”.
Luiz Pessoa Bastos tornou-se o líder dos ferroviários da região que o assediavam em todas as dificuldades e circunstâncias que afetavam a vida dos mesmos. Tornou-se líder político ao lado de seu vizinho o saudoso José Flora e juntos trabalharam com um grupo de pessoas abnegadas e dedicadas a comunidade e conseguiram emancipar a localidade de Pequeri tornando-a Município em 13 de dezembro de 1953.
Luiz Pessoa foi Prefeito da cidade de Pequeri, no período compreendido de 1960 a 1965. A época era difícil, as prefeituras viviam a míngua de dinheiro, mas a administração nas mãos de Luiz Pessoa Bastos tornou-se empreendedora e até hoje a cidade usufrui do Plano Piloto elaborado por ele e que deu os ares atuais a cidade. Instalou o antigo sistema de água, que oferecia abundância deste líquido a cidade, embora devido a míngua de dinheiro e curto espaço de tempo não tivesse conseguido o tratamento adequado, mas deixado as condições para futuras administrações fazê-lo.
Luiz Pessoa Bastos é uma pessoa amplamente conhecida e relacionada na região onde conta com inúmeros amigos e admiradores.
Foi casado com Nair Temponi, e teve uma filha : Teresa Regina Bastos Christ , casada com Ivo Reinaldo Christ.
Foi casado com Nair Temponi, e teve uma filha : Teresa Regina Bastos Christ , casada com Ivo Reinaldo Christ.
Faleceu, com seus 94 anos em 6 de maio de 2008. Levou uma vida com esta alegria jovial característica dos homens de bem. Sua dedicação e amor ao próximo são exemplos para seguirmos e estão gravados no coração de todos que lidaram ao seu lado.
"A falta de verbas prejudicou muito esta administração, mas mesmo assim foi muito boa." (Prof. Antônio Monteiro)
"A falta de verbas prejudicou muito esta administração, mas mesmo assim foi muito boa." (Prof. Antônio Monteiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário